sexta-feira, 22 de junho de 2012

A GUERRA ÉPICA DE LATINOS NA CANCHA!

"QUE VENHA O BOCA!..."

Alô meus caros amigos e adeptos do melhor futebol em nosso Brasil e mundo à fora!...
Em meio à importantes decisões que chegamos e estamos vivenciando neste momento, em especial na Copa Libertadores de América, destaco aqui a grade final, que não poderia ser de outra forma, é sim, o mais esperado duelo de gigantes das Américas à partir de agora, "Corinthians x Boca Juniors", um duelo de "cachorro grande", melhor, uma "guerra épica de latinos."
"Corinthians e Boca Juniors", "Boca Juniors e Corinthians", cada um deles sem sombra de dúvida, tem um patrimônio real e surreal de adeptos de extremo fanatismo que faz jus a história que ambas as agremiações carregam, sendo assim, cada vez mais respeitadas por qualquer time e torcedores de outras equipes do planeta, mesmo sendo contrário dessa opinião que lhes apresento e mais ainda não aceitando estas duas forças do nosso futebol sul americano e mundial, roubando a cena no campo de jogo. Portanto, nos dois jogos de finais entre Corinthians e Boca, com certeza teremos tanto na La Bombonera quanto no Pacaembu, uma pressão fortíssima de fanáticos, que torcerão com muita energia e intensidade para sua equipe até o apito final de jogo.
Opinando sobre o lado tático e técnico do jogo, essa "guerra épica", teremos 180 minutos de puro confronto psicológico, tático e estratégico por parte de quem comanda.
A equipe do Corinthians, como sabemos é um time que tem um elenco muito competitivo e taticamente disciplinado e, da mostra que está sim, blindado psicologicamente, e fez valer esse mérito em todos os jogos da Libertadores e até mesmo de momento, desvalorizando o Brasileirão, principal competição de nosso país, já que estando muito focado nesta que como sabemos também, é a primeira vez que o alvi negro do Parque São Jorge chega a final do certame latino.
O técnico Tite como vemos e acompanhamos nas mídias em geral por aqui, vem trabalhando muito bem com os seus comandados o aspecto tático e também no aspecto emocional, dentro de certa prudência, para que o jogador não seja muito pilhado, porque para quem mexe com bola sabe bem, pilha demais em jogador atrapalha e pode prejudicar todo um projeto. Assim, a questão motivação em prática pelos lados do Corinthians está em dia e em alta com seus jogadores. Isso ajudará e muito para uma boa arrancada rumo ao título inédito.
Pelos lados do Xeneize, como é também conhecido o timaço do Boca, que tem em seu comando o técnico Julio Cesar Falcioni, o que acompanhei e vi desde o início deste ano pelo campeonato Argentino e Libertadores até agora, primeiramente os "hermanos" tiveram uma crescente muito boa. O time argentino não estava bem das pernas, mas com o passar do semestre o time foi ganhando os jogos do nacional e da Libertadores e contando com um cérebro em campo, como lá é conhecido, "El Maestro Riquelme".
Riquelme com certeza diante do Timão poderá ser sim um fator de desequilíbrio que obviamente o Corinthians do Tite e seus comandados terão que ter atenção redobrada para vetar o poder de criação do Boca. Mas em consequência desta minha avaliação, completo minha parte enaltecendo ainda o grupo do Boca, que além de ter um maestro em seu time, os hermanos tem uma força tática muito eficaz e tradicional, bem "a la argentina", muita marcação, contra ataques eficientes e poderosíssimos, catimba com rodízio do início ao fim para desestabilizar o seu adversário.
Dentro da minha análise, ambas as equipes são muito parecidas em seu trabalho tático e estratégico de jogo e muito equiparadas quanto ao nível técnico individual de seus jogadores. O Corinthians para mim leva mínima vantagem diante do Boca dentro desse aspecto técnico individual, por ter jogadores que hoje fazem a diferença no seu elenco, como o Danilo que é um jogador que ataca e sabe atacar, sabe armar e criar e ajuda muito na marcação, o time também conta com o jovem Cássio, um goleiraço muito equilibrado e seguro, para mim é mais goleiro que esses que atuam na seleção e que tem grandes chances de ser o número "1" na Copa de 2014 no Brasil, o Paulinho, um volante e meia atacante de um poder tático e técnico que é para poucos e outro diferente nesse time corinthiano é o Alex, que arma muito bem, cria, é importante dentro do sistema do Tite e mais, é um especialista em bolas paradas. Quanto ao time argentino, além do cracasso que é o Riquelme e que já conhecemos e também desde já dispenso comentários, o Boca é muito compacto taticamente, com jogadores extremamente disciplinados em sua tática, mesmo contando com nomes como, Ledesma, Mouche, Viatri, Santiago Silva, entre outros e todos que lá entrarão em campo sob comando do também experientíssimo técnico, Falcioni.
Mas hoje, entendo que esta decisão, teremos acima de tudo um grande duelo, com grandes ingredientes para enaltecer cada vez mais o "Dérbi Latino", isso tanto dentro da cancha, quanto fora dela, duas grandes equipes buscando a taça de campeão, enfim...Corinthians em busca do seu primeiro título das Américas e o acostumado Boca Juniors em sua décima vez em decisões de Libertadores, buscando sua sétima conquista para entrar no rol dos maiores da Libertadores junto do teu e também rival Independiente, que já tem este mérito conquistado. Afinal, quem será o campeão?!...Só saberemos depois de fato dos 180 minutos, porque isso não será simplesmente uma decisão ou uma simples decisão de campeonato de duas grandes forças da América do Sul, mas sim uma verdadeira "Guerra Épica". E que o nosso Corinthians traga essa taça para o Brasil, porque mesmo com todas as torcidas, sendo a favor ou contra o Timão, o Corinthians é Brasil acima de tudo nas Américas.

É isso aí!

Blogue JANIO COACH - [http://janiocoach.blogspot.com/]
Por Jânio Bernardino da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário