quinta-feira, 14 de junho de 2012

FUTEBOL COLETIVO E EFICAZ COM MATERIAL DE GRANDE QUALIDADE




"MONTAR TIME NÃO É UMA TAREFA TÃO FÁCIL ASSIM!"

Bem meus caros amigos do futebol!...Eu, em minha experiência futebolística, ao viver de bola e aprender a cada dia mais com este desporto maravilhoso e encantador, carrego comigo uma tese e creio muito nisso. No aspecto futebol coletivo, tático e com formação de elenco que quero falar sobre. Em cima dessa pauta, entendo que cada vez mais, você "técnico de futebol", para ter um elenco de futebol forte e decisivo, não basta contar com certas individualidades e nem ter um bom elenco apenas. É preciso que este seja forte e com qualidades individuais do "1" ao "18", e claro, um time que assimile o que lhe é apresentado taticamente, para que assim, chegue ao sucesso competitivo na prática.
Hoje em dia, enxergo um futebol altamente competitivo, sistemático e muito criativo no contexto coletivo, aliado a força física, enaltecendo ainda o empenho coletivo e o individual do atleta.
Para ser mais claro, insisto que para obtermos sucesso na prática com um time de futebol, é preciso conhecer e saber fazer uma montagem de um time antes de mais nada. Um papel de grande protagonismo do técnico.
Ao meu ver, para montar um grande time, acredito na minha capacidade de montagem, por exemplo e chamo a atenção para o seguinte detalhe. Para mim, é preciso que eliminemos esta teoria passada de que, para montar time forte, precisamos de um goleiro de dois metros e meio de altura, dois beques, um brucutú e outro Gamarra do seu lado, que saiba o que fazer com a bola lá atrás, dois alas, um que saiba marcar e outro que pela esquerda, mais "fumaça", que só sabe ir ao fundo, dois volantes, um marcador para ficar enjaulado na frente dos dois beques, o outro para encostar mais a frente dos meias, blá blá...blá blá...blá blá...Tolices...O futebol já está mudado e já tem um certo tempo.
Na Europa, por exemplo, as grandes forças nacionais e clubes já ditam a regra, com um futebol altamente competitivo, forte, envolvente e mais eficaz que o nosso daqui em muitos quesitos, principalmente em sua disciplina na aplicação tática e estratégica.
Então, vamos mudar nossa forma de raciocinar e montar times e procurar ter em nossos elencos, um goleiro que seja bom e que seja privilegiado de inúmeras qualidades, os nossos beques e volantes, que além de saberem destruir com qualidade, saibam jogar, nossos meias que cheguem cada vez mais com eficácia no gol adversário e acima de tudo marquem com inteligência e que aprimorem cada vez mais seu poderio de criação e aos nossos atacantes, como os outros, marquem também e abusem da artilharia.
Bem meus caros parceiros e profissionais da bola!...
Vamos voltar a ter times fortes outra vez, principalmente aqui no Brasil e voltar a nossa velha hegemonia que para mim ainda não acabou.

É isso aí!

  • Blogue JANIO COACH - [http://janiocoach.blogspot.com/]
  • Por Jânio Bernardino da Silva.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente Professor,eu modestiamente quando jogava fazia exatamente isso e tendo uma vantagem de jogar nos 3 setores do campo agia dessa maneira e incentivava meus companheiros a fazerem o mesmo objetivando somente a bola e jogar limpo sempre.

    ResponderExcluir