sexta-feira, 8 de junho de 2012

100% DE GESTÃO EFICAZ E NADA DE AMADORISMO NA BOLA! - Artigo da U.F.



"PARA TERMOS FUTEBOL SÉRIO NO BRASIL 
PRECISAMOS DE GESTÃO!..."

FUTEBOL PROFISSIONAL: Gestão Com Planejamento
O trabalho de integração e organização dentro dos departamentos de futebol
Por Alessandro Gonçalves da Silva

Planejamento estratégico e gerenciamento de projetos são assuntos que deveriam estar sempre presentes nos clubes de futebol. De forma bastante simplificada, é necessário que os gestores definam ao menos em que situação o clube deve estar e quais são os objetivos para o time em determinada data, com metas claras e mensuráveis. Será que todos os dirigentes realmente sabem são os objetivos para o seu clube para os próximos dois anos? Naturalmente alguns pensarão que o objetivo principal é o de ser campeão, ganhar, mas ganhar exatamente o que? Chegar a um faturamento anual de quanto? Ter condições de manter que nível de time para a próxima temporada? Ganhar todos querem mas títulos muitas vezes são apenas consequências de todo um trabalho.

Então se define o que será feito para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados, quais serão as atividades necessárias e como serão medidas. Isso tudo faz parte de um plano, de um planejamento estabelecido e conhecido por todos. E este plano deve ser abrangente, a ponto de estabelecer o nível desejado para o time, seja em aspectos físicos, técnicos, comportamentais, financeiros e demais. Definidos os objetivos, as atividades devem ser constantemente monitoradas, controladas, documentadas, e então, baseados nos resultados obtidos, deve-se tomar ações corretivas e principalmente preventivas, de forma a minimizar as chances de ocorrência de riscos, que já deveriam ter sido identificados com antecedência.

Adicionalmente deve-se definir quais são os níveis desejados para cada atleta. Mesmo se olharmos para o mais óbvio, que é a condição física, nem sempre se sabe realmente como está cada atleta do elenco e muito menos em que situação cada um deveria estar. Isso porque ou não se avalia com eficácia, não há integração do setor de fisiologia com o de preparação física, ou mesmo porque não há um sistema estruturado de coleta e monitoramento dos resultados.





  • Blogue JANIO COACH - [http://janiocoach.blogspot.com/]
  • Por Jânio Bernardino da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário