segunda-feira, 14 de outubro de 2013

FUTEBOL E SEUS PROFISSIONAIS NA SALA DE AULA: VOCÊ NÃO ACREDITA QUE FALTA MAIS INTERESSE NO INVESTIMENTO ESTUDANTIL ESCOLAR AOS NOSSOS PROFISSIONAIS DO ESPORTE BRETÃO?!

Um grande exemplo a ser seguido: Ex jogador e atual dirigente de futebol, Cléber volta a sala de aula para conclusão de seus estudos e melhor qualificação.

Como sabemos existem milhares de profissionais no futebol, seja eles, atletas, treinadores, dirigentes, etc. desde as divisões de base, até mesmo profissionais nas categorias, aspirante e profissional, que do campo são conduzidos a sala de aula dos colégios e academias de ensino superior para aprenderem através de disciplinas, aulas teóricas e práticas a respeito de conceitos das humanas, exatas e tecnológicas.
Por lei constituinte ao direito do saber, as nossas agremiações clubísticas especificamente, além de contratarem profissionais ao seu STAFF e formarem atletas com base no conceito teórico e prático através do treinamento e do jogo de futebol, seja este, no trabalho de iniciação a aprendizagem do futebol à crianças, adolescentes e jovens, como sendo também aos jovens e adultos atletas de alta performance (futebol de alto rendimento), existe assim, uma certa preocupação em agregar neste trabalho formativo o que é de total e principal base ao crescimento pleno do atleta que é a escola como agente básico na formação plena deste indivíduo.
Mesmo sabendo que os clubes de maneira geral trabalham com a educação do ensino fundamental, médio e superior com os seus jovens, seus atletas adultos e que na minha opinião deviam proporcionar aos profissionais do STAFF que ainda necessitam concluir seus estudos, ainda sinto que falta um interesse mais determinado e um trabalho para o melhor da formação aos nossos profissionais. Entendo que os gestores do nosso futebol deviam implantar em sua programação e logística através de um projeto sério em conjunto com as grandes entidades que comandam o nosso futebol, com o MEC e CONFEF/CREFs., a escola como aspecto de fundamental importância ao seu projeto como é de dever ao invés de se preocupar com tanta urgência com assuntos que devem ser mais explorado assim que seus atletas e profissionais de STAFF estejam totalmente preparados para darem resultados ao propósito total do projeto.
Acredito que, se os nossos gestores, que comandam os nossos clubes, deviam além de investir com mais seriedade e ponto principal no seu projeto de futebol durante toda sua administração, é de suma importância que seja feito um trabalho psicológico e presente aos atletas, para que em unanimidade seja compreendido e executado na prática, que além do futebol em campo, que estes entendam que, em primeiro lugar seja valorizado os estudos de maneira geral por estes indivíduos que fazem a bola correr com tamanha inteligência e maestria nos gramados em nosso país.
Para que os clubes tenham um retorno positivo em seu projeto administrado, como já é sabido, é preciso que se faça um trabalho de grande foco e inteligência na formação de atletas e numa melhor e específica qualificação dos profissionais do STAFF técnico, lá em suas categorias menores, para que assim o clube tenha êxito em sua "prata da casa" e consequentemente em suas negociações destes jovens valores assim sendo formado e lançado a categoria principal (profissional). Portanto, a sala de aula em conjunto da preparação dos jovens no campo e aos profissionais da técnica, com certeza existirá uma dinâmica e sincronia na formação destes indivíduos sem sombra de dúvida e claro, com total sucesso na sua eficácia.
É triste ainda ter que encontrar atletas, treinadores, dirigentes, entre outros  que fazem muito sucesso no futebol nos dias de hoje, ainda não conseguiram ou por falta de interesse terminar o ensino fundamental. É triste ter que vivenciar esta realidade.
Aí Eu me pergunto e lhes pergunto?!...Será que os clubes, os profissionais do futebol, os gestores do MEC, do CONFEF/CREFs, que só cobra do profissional do desporto e pouco faz pela classe, será que se estes, se assim reunissem e criassem um projeto direcionado a melhor educação estudantil escolar para os nossos jovens/adultos atletas, aos nossos profissionais de STAFF/comissão técnica, para que estes sim tenham de direito uma melhor formação e qualificação dentro das salas de aula? Será que o dever de estudar se tornasse mais obrigatório como é o de votar nos nossos políticos aqui do Brasil, também não seria uma boa solução para o melhor da formação do indivíduo e porque não a solução dos nossos problemas sociais?!
Bem, é isso!...Creio que deva ter uma melhor atenção e investimento na educação dos nossos personagens da bola como assim faço o meu artigo uma chamada as outras modalidades do esporte em geral. É isso aí meus caros e até a próxima.

  • BLOG DO PROFESSOR JÂNIO - http://blogdoprofessorjanio.blogspot.com/
  • Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva
  • E-mail: janiotreinadorfc1@hotmail.com - Fone: (0xx51) 9734 4698.

Um comentário:

  1. É isso aí Jânio, há realmente pouco interesse...mas as execeções são admiráveis, tai como Leonardo, Sócrates, Rai, Paulo André e mais alguns que tinham muita afinidade e interesse...
    O ideal é realmente uma ação conjunta, o OSASCO FC, por exemplo, se algum menino tiver nota baixa no boletim escolar fica suspenso dos treinos e por tabela, sai do time, o que faz com que os meninos se dediquem na escola para não verem podados os seus sonhos no futebol.......é isso!!!!! parabéns pelo artigo e grande abraço!!!!

    ResponderExcluir