sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Xii...DEU ZEBRA!


Xii...Deu Zebra!

Como é sabido em toda a história do nosso futebol, a expressão, "Deu Zebra!", ou assim como queiram colocar esta folclórica definição, criada e originada nos confins dos bastidores da bola, sei lá Eu, por quem esta expressão teve origem e que refere se a um determinado jogo um tanto que atípico, no qual, aquele escrete menos expressivo conquista o mérito da vitória em uma partida prontamente decisiva diante de uma equipe de grande expressão e tradição em nosso esporte bretão.
Só para se ter um exemplo, na minha época de jogador, pelos clubes que passei, até no treino coletivo à pronto e principalmente no jogo recreativo de descontração da minha equipe, existia a tal da Zebra. Isso é claro, quando tínhamos o confronto Time de Titulares vs. Time dos Suplentes, que para a linguagem dos jogadores, chama se "Bangusinho"...(risos). Assim, quando o time do Bangusinho vencia o racha, para os bam bam bans do time, o duelo recreativo ali disputado era motivo de Zebra, justificando sua falta de competência de vencer no treino. Conta outra boleirão! ...(risos).
Bem meus amigos, para mim isto não passa de pura imbecilidade, falta de conhecimento de futebol e principalmente falta de diálogo.
Na minha visão e opinião, quando em determinado jogo, onde duas equipes se defrontam, e que, estão frente a frente a equipe inexpressiva em todos os aspectos diante de uma grande equipe, expressiva em todos os aspectos, com certeza o favorito na maioria esmagadora para vencer duelos do tipo possa ser conquistado pela equipe mais forte e de grande tradição, obviamente.
No extremo caso do vencedor ser o time menos expressivo, com certeza para os cronistas, colunistas, narradores, locutores, comentaristas, torcedores e afins, com certeza dirão o seguinte: "Deu Zebra!".

Imagem/arquivo: Vitória do modesto Deportivo Tolima da Colômbia (time de vermelho) diante do todo poderoso Timão, o time de galáticos do Corinthians (time de branco) em jogo da Copa Libertadores. Competência do time pequeno da Colômbia ao derrubar o gigante brasileiro na cancha.

Meus caros e estimados profissionais que prestigiam e cobrem o nosso futebol!...Não sei se vocês sabem?! O futebol para os racionais, está nivelado, este papo de que existe Zebra no futebol é piada. Entendo que o time vencedor é aquele que conquista suas vitórias com mérito, competência e inteligência, seja ele time grande ou pequeno. Mas é claro, o que pode fazer a diferença do grande para o pequeno, é o profissionalismo e sua estrutura que atende as exigências dos profissionais que vão a campo. Portanto, para esclarecer minha opinião, Zebra no futebol não existe!Existe sim, competência e inteligência para derrotar o oponente. E tenho dito!


  • BLOG DO PROFESSOR JÂNIO - http://blogdoprofessorjanio.blogspot.com/
  • Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva
  • E-mail: janiotreinadorfc1@hotmail.com - Fone: (0xx55) 9936 2149.

Um comentário: