quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

COPA SP: TORNEIO INCHADO E DE BAIXÍSSIMO NÍVEL. QUEREMOS LANÇAR QUEM DESSE JEITO?!



Olá meus caros amigos antenados aqui na coluna do Blog Janio Coach, no qual vos escrevo com imensa satisfação e carinho, diga se de passagem. Aproveito também o momento especial, desejando a todos vocês um excelente ano de 2013!....
Bem, meus companheiros, à partir do dia 5 de Janeiro, estará sendo dada a largada para mais uma edição da maior e mais procurada copa de futebol para juniores do Brasil, vem aí a 44ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Neste ano o torneio que é considerado uma grande vitrine para a exposição de futuros craques, estará bem inchado, que também não é novidade para ninguém e que mais uma vez teremos uma qualidade comprometida em todos os aspectos e níveis e, contando portanto, com a participação de nada mais e nada menos que, 96 equipes, com uma estimativa de 2.500 jovens atletas e 24 cidades sedes, clubes, times de empresários, times empresas, enfim, será que dá para observar algum garoto de grande destaque e potencial durante todo o certame?...Ainda tenho minhas dúvidas de vermos aí uns cinco grandes nomes nesta edição fazendo a diferença e mais, torneio este que ajude os treinadores profissionais, observarem melhor aquele garoto para que ele dê uma oportunidade no time de cima e agregue no seu sistema de trabalho que implantará o na temporada do seu elenco profissional que o comandara. 
Bem, o torneio terá seu encerramento no dia 25 de Janeiro, data comemorativa dos 25 anos da cidade de São Paulo e, possivelmente com o jogo decisivo a acontecer no estádio do Pacaembu, como sempre acontece. Nada mais justo a final ser realizada no Pacaembu...Pelo menos isso de coerente.
Infelizmente hoje, a "copinha", como é falada e também conhecida na linguagem dos meninos e de profissionais que estão envolvidos, não é mais um torneio de grande qualidade e de alto nível competitivo em nosso país, a grande verdade é essa, "ela", por ter que contar com um contingente de equipes participantes fora do normal, com um número completamente excessivo de jovens atletas, pelo o grande envolvimento de empresários que muitas vezes atravessam no trabalho de "alguns treinadores" e que se sentem no direito de escalar os seus jogadores com o intuito de forçar um contrato melhor para que ele mesmo (empresário), tenha um retorno imediato em seu bolso e aproveitando o consentimento do treinador, que muitas vezes para não perder seu emprego aceita essas águias dominarem tudo, até mesmo interferindo no teu o seu trabalho...Bom, para mim este tipo de treinador não serve.
Essa anormalidade que gera uma falta de qualidade e nível rebaixado nada mais é a culpa da direção e dos chefes da Federação Paulista de Futebol que promovem o evento, aceitam essa "farra do boi", mas por outro lado, dando nos  o entendimento que eles só querem lucrar com este excesso e consequentemente, não estando nem aí para a falta de qualidade existente e permanente da copinha.
É difícil ter que acompanhar jogos do torneio, com times ainda despreparados, com garotos que ainda precisam de completar seu processo de qualificação de base, enfim, não podemos lançar jovens atletas antes da hora, podemos por em risco precocemente futuras "pedras preciosas" ao nosso futebol futuramente.
Tomara que este ano, Eu esteja muitíssimo enganado com a falta de qualidade e do nível que há tempos está rebaixado da copinha!....Que seja ao menos times mais esforçados e com melhor acessibilidade para vermos no máximo uns 5 jogadores acima da média.
Sabe meus caros, na minha opinião, o número ideal de clubes na disputa da copinha, teria que ser de 32 equipes, distribuídas em 8 cidades sedes, com vaga somente para os 20 clubes da Série A do Brasileiro Sub 20 e as demais 12 equipes passar por um processo seletivo para carimbar seu passaporte a Copa SP. Bom, enquanto este tipo de ideia a um novo formato e mais competente torneio de Copa SP não chega, vamos aceitando essa "pelada chique" de início de ano, ok pessoal?...Até o próximo encontro e um forte abraço a todos. "E socorro urgente a nossa tradicional e charmosa Copinha SP...E Que assim seja!"


  • Blog JANIO COACH - http://janiocoach.blogspot.com/
  • Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva
  • E-mail: janiotreinadordefutebol@hotmail.com - Fone: (0xx11) 96198 6679. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário