sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ESCOLINHAS DE FUTEBOL, PROPRIETÁRIOS E PAIS: VOCÊS NÃO PENSAM NO MELHOR DA FORMAÇÃO DESSA GAROTADA?!...E O SEU FILHO, PAI?....COMO FICA?!


Criança, adolescente e jovem: figura principal e mais importante para o processo de formação de forma lúdica, espontânea e empírica.

Olá meus amigos antenados aqui no Blog do Professor Jânio, e agora com nova nomenclatura, não é mesmo?!....(risos). Bem minha gente, no artigo de hoje, vou falar sobre um detalhe um tanto que curioso e que nem os proprietários de escolas de futebol e muito menos os pais ou responsáveis de alunos não se tocam na tragédia que estão cometendo com a garotada que estão aprendendo a jogar futebol e a cobrança que fazem aos nossos professores e treinadores diariamente, que ao meu ver, acabam agredindo sem pensar o melhor da formação dessa garotada que como é dito, tentam aprender jogar futebol e mais, sonham um dia ser um grande jogador.
Primeiro vou ao meu ponto de vista sobre os proprietários de escolinhas de futebol, principalmente as escolas particulares de um ex jogador ou não e aquelas que são conveniadas ou franquias de clubes de nome do Brasil e do exterior, que aos poucos invadem o território brasileiro, tudo em prol de grana, e claro, dane se o melhor da formação do jovem atleta e mais, dane se a formação de pessoa, ser humano, cidadão de bem, se é que vocês me entendem?!...
Como autoridade no assunto e experiência de anos como educador, treinador de futebol, tanto no nível competitivo e no nível da iniciação e que, no qual venho hoje trabalhando esta excelência (iniciação), numa importante escola de futebol  conveniada do país e que, os proprietários e coordenadores entendem perfeitamente a minha indignação e fazem jus ao melhor trabalho de formação, diga se de passagem.
Entendo que os proprietários além de adquirir uma escolinha de futebol para o livre negócio comercial, que não há nada demais quanto a essa ambição de vida material, e que todos nós sabemos disso, vejo em via de regra que, este proprietário não está bem preparado para um serviço de gestão eficaz que venha atender a dinâmica de trabalho dos seus funcionários, que são os protagonistas do trabalho formador, os professores, por conta da grande exigência impensada dos pais dos garotos que são alunos de tal escola de futebol, acabam responsabilizando e criando uma cobrança direta para cima destes professores, treinadores, como queira chamar, cobrança esta de resultado que não vem acontecendo muitas das vezes... E explicarei com mais clareza a parte dos pais!...
Acredito que se houver um formato mais adequado, que também atenda as exigências para uma formação mais específica, dinâmica e eficaz, que a cobrança ao professor, educador, treinador, sei lá....que esta cobrança seja inteiramente na maneira de trabalhar a formação, uma cobrança que venha de encontro com o crescimento espontâneo em todos os aspectos da criança e do adolescente, de forma lúdica e empírica, teremos uma excelência neste processo e maior lucro ao proprietário, o maior ganhador neste negócio, aos pais, que verão maior resultado e fazendo jus a grana que eles pagam mensalmente as escolinhas que seus filhos são matriculados e claro, aos garotos que terão uma melhor formação, tanto no aspecto atleta ao futebol como principalmente, em sua formação como gente na sociedade. Assim, coletivamente falando, todos tem de a ganhar com um melhor trabalho de formação nas escolinhas sob comando pleno dos profissionais educadores e treinadores.
No caso dos pais, a minha grande indignação está na cobrança sem noção, no qual me irrita muito, o fato de me cobrarem e nos cobrarem, a nós professores, treinadores, também, pelo fato de pagarem a mensalidade para que seus filhos façam aulas para aprender futebol, os senhores pais, em determinadas situações, em determinados casos e nunca generalizando, por sentirem "os reis da cocada preta", querem sempre dar um "pitaco" em nosso trabalho, seja numa escalação, seja durante um trabalho da aula que nós professores estamos concentrados em ensinar o garoto com maestria e visando o melhor para o menino, aí esta o personagem pai para querer ser mais professor que o profissional em questão, mais o que mais me irrita mesmo é quando nós professores, fazemos uma roda de conversa na parte inicial da aula e vem uns senhores e senhoras sabidinhos querendo e te obrigando em sugestão, uma aula de futebol com bola e com a movimentação dos garotos do início ao fim.... Ahh, como isso me irrita... Isso é subestimar a minha formação profissional e minha inteligência... E o pior que os proprietários preferem aceitar este ato impensado dos pais, assim fortalecendo ainda mais o fardo de cobrança para cima de nós educadores do esporte. Ora meu senhores, existem filosofias de trabalho e métodos de trabalhar, parem e pensem!....Será que ensinar futebol para a garotada se resume unicamente em correr atrás da bola?....Será que através de orientações e conselhos o garoto não aprenderá jogar futebol?....Será que ele não assimilaria mais rápido a arte futebol?....E então?....O que pensam a respeito?... (risos)
Espera aí, "proprietários das escolinhas de futebol" e pais, "os treinadores de vídeo game!!!..." Vem cá!!!....Vocês pararam para pensar o erro que estão cometendo?... E a formação da garotada, do seu filho, pai?... Hein?... Onde ele fica nisso tudo?... Entendo que o proprietário só pensa em lucrar de forma que: "...Aí professor!....Dê aí a sua aula sem muita frescura, passa um aquecimento e um alongamento e já manda ver o coletivo, porque o tempo é curto e a fila anda e os pais já tão no alambrado... O que Eu faturar te dou X% e o restante é problema meu..." Já os pais, os treinadores de vídeo game: "...Aí professor!.... Quero que o meu filho aprenda a jogar bola melhor que o Messi, quero que ele seja titular do time hein?... Comprei a chuteira da nike mercurial novinha pra ele jogar... Onde já se viu o meu filho, professor!!!...Ele queria jogar de camisa 10, mais Eu quero que ele jogue de goleiro, ok?... Não esqueça que Eu tô pagando a escolinha, entendeu professor?!...."
E o problema que tem vários colegas que dizem amém para este detalhe insano e retrógrado. Tudo por conta de X% no fim do mês... Isso para mim não é ser honesto com os primórdios de sua formação acadêmica é ser desonesto consigo próprio.
Bom, mas vamos lá, indignação a parte, creio que vamos melhorar esta mentalidade imbecil por parte dos proprietários (donos das escolinhas) e dos pais e, que os nossos professores, tenham mais coragem, atitude e personalidade para trabalhar com pulso forte e maestria, nunca aceitando interferências no seu trabalho de campo, apenas aceitando sugestões positivas. Melhor!....Cada "macaco no seu galho" que a garotada irá agradecer.
É isso aí meus amigos, um forte abraço à todos e tenho dito.

  • Blog JANIO COACH - http://blogdoprofessorjanio.blogspot.com/
  • Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva
  • E-mail: janiotreinadordefutebol@hotmail.com - Fone: (0xx11) 96198 6679.

Nenhum comentário:

Postar um comentário