domingo, 9 de dezembro de 2012

CAPACITAÇÃO DE QUALIDADE E COM ALTO NÍVEL SUPERIOR AOS NOSSOS TREINADORES DE FUTEBOL ACADEMICAMENTE FALANDO!!!


Imagem de treinadores durante curso de qualificação na prática, sob comando do treinador espanhol, Miguel Diaz.

Olá meus caros amigos desportistas de plantão, antenados aqui no Blog Janio Coach e mais uma vez conferindo em nossa página, mais um artigo que vos escrevo!!!...
Neste artigo, vou lhes mostrar aqui um trecho de uma tese de um grande professor de Letras e com formação e capacitação no futebol, tese esta do professor Humberto Perez (professor de Letras e Treinador de Futebol graduado), que fala a respeito do treinador de futebol, no qual na maioria das vezes e são muitos ainda Brasil à fora, que não tem sequer um curso que o capacite melhor para trabalhar no futebol, no que se refere especificamente de forma eficaz e profissional, na lida com crianças, adolescentes e jovens atletas, o que dirá com atletas profissionais, não é mesmo?!...
Atualmente, nos bastidores, venho militando e trabalhando juntamente com grandes colegas e amigos treinadores de futebol, de uma grande associação que à partir de 2013, lutará e muito com certeza em prol da classe e reeditando uma redemocratização no futebol, com profissionais de grande estirpe, a fim de fazer valer de fato, a Lei nº 8.650, de 22 de Abril de 1993, assinada pelo ex presidente da República, Itamar Franco, que por sinal e, isto não é uma inverdade, a lei esta, do treinador de futebol, função já reconhecida profissionalmente há anos, parece não ser respeitada por "tais", não acham colegas?!...Portanto, a tese do profissional renomado me chama a atenção e faz com que meu projetos e objetivos estejam totalmente voltados para um curso altamente superior capacitando qualificando com muita eficácia, inteligência e dinâmica os nossos treinadores.
Assim, dentro do meu entendimento e já trabalhando em um novo formato de "Curso de Formação, Capacitação e Especialização para Treinadores de Futebol", creio que os treinadores do Brasil tem que ter acesso a um curso de formação como este que cito e almejo na prática com um nível altamente superior academicamente falando. Vocês me entendem?!...
Vejam em trecho abaixo o que o professor Humberto, diz em sua tese. Confiram aí!

"Brasil a fora em cidades grandes, pequenas e médias existem histórias de craques 
locais que, se tivessem alguma chance em seu tempo, certamente, teriam feito sucesso em algum clube grande… O que se ouve por onde se passa. 
Hoje, proliferam escolinhas de futebol, dirigidas por voluntários, ex-atletas, pessoas 
com alguma passagem pelo futebol contratadas ou não, por Prefeituras Municipais a realizar importante trabalho de oferecer ocupação para toda uma geração que a lei não permite mais que trabalhe e estude… trabalho de grande alcance social que é importante que continue a ser feito, pois, dessa forma muitos garotos não ficarão a mercê de propostas outras para suas vidas, que poderiam levá los por caminhos tortuosos e muitas vezes trágicos. 
 A grande maioria dessas pessoas, que se propõe a tirar essas crianças das ruas, não 
possui formação alguma, seu conhecimento é prático e intuitivo e trabalham muito mais por amor e paixão pelo futebol. 
 A sociedade deveria buscar meios de oferecer o conhecimento mínimo necessário para que essas pessoas possam melhorar a qualidade de seu trabalho, oferecendo-lhes a oportunidade de profissionalização. Assim, o conhecimento, também no futebol, passaria a ser 
mais um instrumento de inclusão e não de exclusão social do trabalho, como querem alguns. 
O presente estudo busca levantar questões sobre a formação e exercício da profissão 
de Treinador, em outros países e também os modelos existentes no Brasil como também aborda o latente conflito entre os Treinadores de Futebol e o Sistema CONFEF/CREFs. (Conselho Nacional de Educação Física/Conselhos Regionais de Educação Física)." Tese de: HUMBERTO PEREZ.

Bem, com base na tese do professor Humberto Perez, não existe mais qualquer possibilidade de um futuro projeto ambicioso, no que diz respeito a criação do "Curso Superior de Formação, Capacitação e Especialização para Treinadores de Futebol no Brasil", academicamente falando, buscando concretizar este projeto na prática e, com reconhecimento dos principais órgãos do futebol, nos casos de, FIFA, CBF, Federações Regionais, Associações e demais Entidades Futebolísticas como parceiros deste projeto, mas principalmente com o respaldo e aval do nosso governo brasileiro, com o MEC - Ministério dos Esportes e Cultura, o CONFEF/CREFs. e demais órgãos do desporto nacional, certificando e autorizando em base legal da lei, a formação superior do treinador de futebol, legitimando assim, o caráter da função como profissão definitiva que já é em lei, mas que na prática não aparenta ainda sermos treinadores de profissão. Por isso meus caros colegas treinadores de futebol, vamos querer nos aproximar mais, nos unirmos mais, por uma causa deste nível, para que assim possamos ter de fato o reconhecimento e o respeito que todos no qual nós merecemos desde a origem e criação dessa função no esporte em geral, que fará jus ao nossos direitos como profissionais do esporte e principalmente, ter o devido respeito como cidadão de bem.
"Óh nossos Treinadores de Plantão!!!...Vamos todos juntos nos unir por esta causa...Só assim seremos e teremos de direito o que queremos com toda certeza, valeu?!..."
É isso aí meus caros e até a próxima. Abraços.

  • Blog JANIO COACH - http://janiocoach.blogspot.com/
  • Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva
  • E-mail: janiotreinadordefutebol@hotmail.com - Fone: (0xx11) 96198 6679.

Nenhum comentário:

Postar um comentário