terça-feira, 27 de setembro de 2011

VIOLÊNCIA DAS TORCIDAS ORGANIZADAS NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL



Imagem da guerra campal entre torcedores são paulinos e palmeirenses na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1995.

Como sabemos o nosso futebol vive uma lastima que há anos não encontra uma solução para um problema que parece não ter fim. Me refiro aos vândalos que ao invés de apoiar o seu time, preferem apoiar e fazer a violência nos estádios de futebol. Vândalos estes, que na maioria das vezes estão inseridos em nossa sociedade e no qual comandam as torcidas organizadas dos nossos clubes, que para mim, não passam de gangues.
Entendo que o grande responsável nisso tudo, seja todos nós mesmos. Nós que Eu digo, a nossa sociedade no modo geral!
Acredito que a violência nos estádios de futebol, não seja a única aberração para ser vista como o único sujeito ou o único lugar para se ter e acontecer a violência, que pela mídia é dada uma dimensão diferenciada por este tipo de problema, que como sabemos, a violência está em todos os lugares da nossa sociedade, não somente apenas nos estádios, seja ela agressiva ou não. Só que a mídia tem um retorno significativo e por isso o foco é total nas "Gangues dos Estádios", diga se de passagem.
O que realmente acontece, são os interesses políticos, econômicos, sociais e culturais que algumas de nossas "figurinhas carimbadas", que ao invés de colaborar com o espetáculo nas arquibancadas, infelizmente esses interessados, que são sempre a minoria e políticos, conduzem de forma errônea e corrosiva o que deveria ser de benefício a nossa sociedade e que acabam colaborando com o que há de mais belo para estes que sempre levam vantagem de tal situação, gerando assim, o "Terrorismo à Céu Aberto"... Infelizmente isso é fato e temos que aceitar sem vontade e conviver com todo esse inferno!
Dizem que para resolver um problema, precisa encontrar uma solução. Por isso mesmo, temos que investir mais numa questão que para mim é e sempre será solução para quaisquer coisas que envolve política, economia, cultura, sociedade e humanismo. Trata se de "E D U C A Ç Ã O!", nada mais que isso.
Precisamos antes de tudo, sermos radicais, ao ponto de execrar sim esses marginais e acabar definitivamente com essas torcidas organizadas que torcem única e exclusivamente por interesse ao dinheiro e por dinheiro e contrariando o que deveria ser de mais belo nas arquibancadas, no qual seria o espetáculo verdadeiro das pessoas ao apoiar seu time de coração. Mas aí Eu me pergunto e vocês podem me perguntar!... Como acabar com essas torcidas organizadas, sendo que a violência está em toda parte e em todos os lugares?... Em minha opinião e creio que ainda é a melhor solução para tudo isso, temos que investir mais e mais em nossa E D U C A Ç Ã O para conseguirmos mudar nossas leis que ainda são retrógradas, lentas e que continuam beneficiando nossa minoria de interessados, que para mim os políticos são responsáveis por estarmos diante dessa baderna e terrorismo à céu aberto. Temos sim, que investir nisso, em nossa educação e acreditar numa mudança que seja eficaz e direta para acabar com essas torcidas e criminosos que entram nos estádios para gerar essa lastima. Mas enfatizo que para haver essa mudança e essa limpeza, leva um tempo e o trabalho de reeducação a sociedade é de médio a longo prazo. Portanto, acredito que só assim poderemos trazer de volta aos estádios os verdadeiros torcedores de bem que são sim os torcedores de verdade e que cumprem direito com seu papel nas arquibancadas, que é apoiar o seu time de coração, exercendo seu direito a cidadania e dizendo não a violência e a essas gangues travestidas de torcidas organizadas.

Blog JÂNIO COACH - http://janiocoach.blogspot.com
Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva - Treinador de futebol de base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário