quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ORGANIZAÇÃO DO FUTEBOL NA OPINIÃO DE JÂNIO BERNARDINO!


O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, ministrando palestra em Fórum Internacional de Futebol Organizado - Footecon, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2007.


ORGANIZAÇÃO DO FUTEBOL

O futebol como sabemos é com certeza e com disparada unanimidade, o principal desporto mundial, em todos os aspectos, essa é a grande verdade e isso não é novidade para ninguém. Portanto, apresentarei um assunto que é de certa forma um tanto complexo, mas que é um grande ponto de discussão dentro do nosso "esporte bretão."
Em minha opinião e formando aqui um tema de discussão, me dirijo a Organização do Futebol que ainda tem certas contradições que precisam ser revistas e trabalhadas com mais seriedade por nós "profissionais da bola."
Bem, quando falamos em organização, vem a mente a palavra "Estrutura!"... Bom! Pelo menos para mim...
Para termos e realizarmos a organização ao futebol, temos que trabalhar o aspecto da estruturação, dentro do nosso desporto. Estruturação essa no futebol, que carrega alguns agentes que é de suma importância e competência e que devem ser colocadas como prioridade dentro de um processo reciclável, digamos assim. Me refiro a nossa cultura futebolística, a exclusiva profissionalização do nosso desporto, "o futebol" e principalmente a capacitação individual e coletiva dos nossos profissionais em questão. Também, é preciso que tenhamos um grande entendimento do futebol de verdade, com indivíduos qualificados e entendedores de nossa arte, para que assim possamos ter e ver um futebol verdadeiro em nosso país.
Vou passar uns detalhes que ao meu ver, são obrigatórios para este processo de reciclagem e, me perdoem ou chamem minha atenção se Eu estiver equivocado em pontos que apresentarei e pontos que devam entrar nesta pauta!
Para obtermos um futebol mais organizado, acredito que temos que começar a capacitar todos nós que estamos no futebol, vivenciamos e vivemos de bola. Então assim, apresento lhes tópicos que esclarecerão melhor a Organização do Futebol.

Capacitação do Profissional de Futebol

Em meio à esse processo e no andar da carruagem que o futebol nos coloca, acredito que a questão do profissional capacitado seja o primeiro ponto de partida para um trabalho eficaz em nosso desporto. Entendo que os profissionais que aí estão e essa nova safra que esta chegando e e outros por vir, tem que se preparar mais, se aperfeiçoar em seu objetivo e função e se capacitar sempre na sua vida diária que milita ou venha militar, seja no campo de futebol, seja na sala de aula. Não podemos deixar que o nosso futebol continue com amadores e sendo um esporte amador no cenário mundial. Temos que procurar a excelência sempre, para revertermos principalmente um quadro negativo que neste momento estamos vivendo. Em meio a este futebol moderno e dinâmico, o nosso futebol pentacampeão do mundo, convive a cada dia com a falta de qualidade que esta em grande parte de nossos atletas. Qualidade essa, de talento, que está reduzida, a verdade é essa. Portanto, temos que nos preparar primeiramente neste sentido.

Futebol de Base

Outro detalhe importantíssimo que temos trabalhar com muita seriedade e afinco para esta organização, é o nosso Futebol de Base.
O futebol de base dentro de suas categorias e faixa etárias, passa por um momento de crescente, ao meu ver. E isso é muito prazeroso!
Entendo que a cada dia os homens de gestão estão um pouco mais atentos com relação a melhoria da melhor formação de futuros ao nosso futebol. Porém, mesmo tendo este olhar um pouco mais dedicado, não podemos deixar de ser realistas ao ponto de relaxar e não insistir em melhorar cada vez mais o futebol de base. É preciso que comecemos fazer um trabalho totalmente voltado a esta categoria, no que diz respeito a uma melhor estrutura para trabalho de campo, uma melhor qualidade de educação para nossos jovens em conjunto ao esporte e uma melhor qualidade de estrutura para sua saúde. Desta forma sim, acredito que poderemos sempre, num processo estimado de tempo, colher bons frutos nesta formação, tanto do indivíduo atleta, quanto ao cidadão de bem à nossa sociedade.
Para uma melhor formação, agora especificando o esporte coletivo, é importante para mim, que primeiramente tem que preparar o garoto a entender a iniciação e fazer com que ele não se frustre com a sua não participação no futebol de alto rendimento, para aqueles que são selecionados e mais preparados, tecnicamente, psicologicamente e fisicamente para estar num elenco de competição. Também, não podemos de deixar de preparar sempre os garotos que já vivem num elenco de competição, ensiná los a entender a regra do jogo, do que é competição e competir. Por isso, que o antes de tudo, precisamos de profissionais altamente capacitados.

Estrutura de Futebol

Com a chegada da Copa do Mundo Brasil 2014, sinto que mesmo contra o tempo contra o nosso relaxo, vejo que dentro de alguns anos, teremos grandes estruturas para atender o futebol de cunho organizado, mas é claro, somente no caso de nós brasileiros querermos o bem do nosso esporte. Que assim seja.
Sabemos que estamos longe de sermos fortes em estruturas para trabalho, dar suporte para os nossos profissionais realizarem e desenvolverem um trabalho com mais tranquilidade e na certeza de colher resultados satisfatórios e positivos e também, estrutura de qualidade, para uma melhor formação de base e rendimento dos nossos atletas profissionais. Com gramados dos seus estádios e CTs. de boa qualidade, com uma logística descente em nossas programações e calendários de competições, enfim, que tenhamos estruturas descentes que já há anos vemos daqui estruturas de grande nível lá fora.

Política Futebolística

Essa para mim seja uma questão um tanto que complicada para se tratar e mesmo estando acompanhando futebol, me preparando a cada dia em pról do esporte e para minha vida profissional e pessoal, entendo que mesmo estando no meio, digo que assim como Eu, os nossos colegas possam ter uma visão um tanto que superficial da questão "política do futebol", também. Essa é minha opinião. Mas como opinar não faz mal para ninguém ou não, mas mesmo assim, entendo que com uma melhor capacitação e entendimento de nossa classe e categorias, sinto que podemos começar a melhorar essa política futebolística. Pelo menos no futebol brasileiro.
O futebol brasileiro ainda vive um momento muito amadorista e monopolista. Isso tem que acabar, para que possamos melhorar o que temos de melhor.
Temos que rever sim nossa lei do desporto, temos que mudar sim nosso calendário de competição, para reduzir um pouco a fuga precoce dos nossos talentos aspirantes a craques aqui em território brasileiro, temos sim que capacitar nossos profissionais, a ponto de uma união de classes, me refiro aos sindicatos de atletas e treinadores de futebol e aos conselho nacional que formam profissionais de esporte e saúde. Visto assim, acredito que podemos fazer uma análise mais 
completa e correta do que é política de futebol e assim, fazendo com que temos uma visão nada superficial, mas direta e com autoridade.

Existem vários pontos que Eu deveria estar apontando e discutindo, mas me sinto na obrigação de alertar o que mais me indigna e que ninguém traz para iniciarmos uma discussão prática e com mais clareza, aquilo que deve ser feito urgentemente para o melhor do nosso futebol e sua organização. Mas dentro desse meu relato, já me sinto importante e sabendo que temos sim mais pessoas dentro do futebol e no esporte em geral que possa vir aí, se preocupar com assuntos que fazem com que o processo de organização do nosso futebol funcione e seja eficaz.

Blog JÂNIO COACH - http://janiocoach.blogspot.com
Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva - Treinador de Futebol de Base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário