quarta-feira, 10 de agosto de 2011

JÂNIO FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO TÉCNICO DE FUTEBOL!


Na imagem, o treinador Jânio Bernardino comanda treino de fundamento técnico com bola.,

TREINAMENTO TÉCNICO DE FUTEBOL E SEUS  FUNDAMENTOS
Por Jânio Bernardino - Treinador & Instrutor de Futebol do CASM de Mairinque-SP.


O futebol como sabemos, é uma modalidade do esporte, que por ter, também, um processo coletivo, onde trabalha se a condição e a capacidade física e tática, é primordial que tenha uma atenção em seu trabalho de treinamento, no que se diz a questão técnica, sendo ela com bola ou sem a mesma.
Com a responsabilidade total e superior dos profissionais de comissão técnica, e sob comando direto do técnico, em base do treinamento, que nele é apresentado e posto em prática ao elenco de jogadores, assim realizando, que o é em seu alicerce.
A técnica aliada ao aspecto físico e tático, assim sendo feita a construção desses valores, a partir do treinamento, que é ordenado aos atletas, individual e coletivamente falando, cria se por excelência, a capacidade e a condição para o jogo. Portanto, para que o atleta consiga ter um grande rendimento técnico individual, em pról do coletivo, é acima de tudo obrigatório e necessário que se desenvolva, através dos exercícios técnicos com e sem bola.
Os trabalhos de fundamentos técnicos, exige uma série de combinações para que desenvolva e capacite assim, uma qualidade melhor ao atleta do futebol. Assim, veja a classificação do treinamento, que é importante que se trabalhe. São esses:

  • Domínio de Bola: com pé, coxa, peito, cabeça;
  • Antecipações: carrinho, colisões, ombro, peito, deslizamento;
  • Condução: com a parte interna e externa do pé e, região plantar;
  • Fintas: calcanhar, voleio, cabeça, efeito interno e externo, arremessos laterais, goleiro-defesa, saídas do gol, escanteios, tiro livre, cruzamentos e reposições.

Elementos essenciais do jogo:

  • Passe - Domínio ou Controle de bola - Chute - Condução ou Drible - Finta - Tirada - Cabeceio

Dentre todos esses elementos essenciais, que estão exclusivos de tamanha importância técnica, temos que ressaltar e trabalhar com muita atenção e repetição, o passe, que é aí em disparado o fundamento mais importante do futebol. Costume dizer em meus treinamentos com meus jogadores e, que passam pelo processo de formação, se não treinarmos bastante o passe e se o atleta não entender que ele é importante para seu crescimento técnico, ele não conseguirá jogar em lugar nenhum

Fonte: Blog Jânio Coach - http://janiocoach.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário