domingo, 14 de agosto de 2011

JÂNIO APRESENTA IMPORTANTES QUESTÕES DE DISCIPLINA E ENSINAMENTOS SOBRE OS JOGOS COLETIVOS



A PEDAGOGIA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DOS JOGOS COLETIVOS

Por Jânio Bernardino - Treinador & Instrutor de Futebol do CASM de Mairinque-SP.


Em minha atual vivência esportiva e, dentro de minha opinião, acredito que nós profissionais do esporte e educadores, temos que trabalhar a proposta de formar uma juventude, com mais inteligência e eficácia, no que diz respeito a forma de apresentar e levar as questões, não só do esporte, como jogos coletivos, mas principalmente, trabalhar o termo esporte coletivo desportivo, para o indivíduo em seu momento inicial de vida.

Primeiramente, é preciso que os esportes coletivos, sejam presentes e constantes, não apenas através de academias, escolas especializadas nisso, mas trabalhar a intenção direta com as escolas do ensino convencional.
Bem, mas podem estar se perguntando,...  já não existem as modalidades, futebol, volei, basquete e handebol nas escolas?...Está certo, já existe sim, mas não basta só essas e nem só isso que é ensinado. É preciso mais modalidades, desde que tenha um raciocínio inteligente para atrair público, condicionando a importância dos outros esportes na vida do ser humano, e acima de tudo, apresentar um método de forma inovadora de se ensinar os esportes coletivos desportivos, sempre com coerência e, repito, com eficácia e ensinando a importância geral das regras, o trabalho prático coletivo, mas em cima dessa didática e em conjunto a ela, trabalhar a questão psicológica, com o livre condicionamento e desenvolvimento da inclusão e ressaltar o risco que a exclusão é capaz, se não fizermos um trabalho de disciplina desportiva mais competente.
Outro detalhe que é importante esclarecer, é o fator competição. É preciso que o profissional, saiba lidar com essa questão, para que não seja surpreendido pela exclusão. É necessário que o trabalho psicológico, seja favorável nessa circunstância, afastando assim, tais adversidades.
Para finalizar este meu ponto de vista e compreensão, é de suma importância que este trabalho, seja oferecido de maneira saudável, respeitando todas as fases do indivíduo em sua juventude e nunca cobrar aquilo que está acima da necessidade que se encontra determinado grupo à ser lidado.

Fonte - Blog Jânio Coach: http://janiocoach.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário