terça-feira, 30 de agosto de 2011

DIREITO DO TREINADOR DE FUTEBOL AO SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL DENTRO DO RIGOR DA LEI!


TREINADORES DE FUTEBOL TEM O LIVRE EXERCÍCIO PROFISSIONAL CONCEDIDO
Fonte: Sitrefesp - Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo.
http://www.sitrefesp.org.com

"Vamos marchar sempre por esta bandeira...
O Treinador de Futebol merece ter respeito profissional e exercer sua função com dignidade dentro do rigor da lei!"

A INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO ENTRE OS TÉCNICOS/TREINADORES DE FUTEBOL E O CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA CREF4/SP


São Paulo, 27 de janeiro de 2009 Por decisão da Dra. Silvia Melo da Matta, Juíza Federal Substituta, da 8ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, foi concedida a antecipação dos efeitos da tutela antecipada que garante aos Técnicos e ou Treinadores de Futebol, o livre exercício profissional.
O Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo, presidido porMário Travaglini (foto), procurou os meios legais para resguardar aos técnicos e treinadores de futebol o direito de exercerem livremente o trabalho, sem que haja qualquer interferência do CREF4/SP (Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região).
Afirma a autora da decisão que a Lei 8.650/93, a qual dispõe especificamente sobre  as relações de trabalho do Treinador Profissional de Futebol, está sendo desrespeitada pelo CREF4/SP, pois previsto em seu artigo 3º que a profissão de Treinador Profissional de Futebol será exercida preferencialmente por portadores de diploma expedido por escolas de Educação Física, eNÃO obrigatoriamente, como quer o CREF4/SP.
Além disso, o Conselho Federal de Educação Física - CONFEF e o CREF4/SP são órgãos de representação, de disciplina, de defesa e fiscalização exclusivamente dos profissionais de Educação Física.
O técnico ou treinador de futebol não precisa estar inscrito no Conselho Federal de Educação Física e nem em Conselhos Regionais de Educação Física. Os clubes de futebol têm em seus quadros profissionais de várias áreas entre eles médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas e preparadores físicos. Estes profissionais fazem parte da Comissão Técnica de uma equipe, mas cada um está sujeito à inscrição nos seus respectivos conselhos de classe.
Seguindo este entendimento, a Magistrada acatou o pedido o Dr. João Guilherme Maffia, que representa o Sindicato nesta demanda, antecipando os efeitos da sentença, garantindo assim aos técnicos e ou Treinadores de Futebol, associados ao Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo, o livre exercício de sua profissão, independentemente de estarem inscritos no Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região de São Paulo.
Importante frisar que desta decisão, existe a possibilidade de recurso aos representantes do CREF4/SP.



  • Blog JÂNIO COACH - http://janiocoach.blogspot.com
  • Por Jânio Bernardino da Silva - Treinador & Instrutor-Monitor de Futebol de Base do CASM/Mairinque.

domingo, 14 de agosto de 2011

JÂNIO APRESENTA IMPORTANTES QUESTÕES DE DISCIPLINA E ENSINAMENTOS SOBRE OS JOGOS COLETIVOS



A PEDAGOGIA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DOS JOGOS COLETIVOS

Por Jânio Bernardino - Treinador & Instrutor de Futebol do CASM de Mairinque-SP.


Em minha atual vivência esportiva e, dentro de minha opinião, acredito que nós profissionais do esporte e educadores, temos que trabalhar a proposta de formar uma juventude, com mais inteligência e eficácia, no que diz respeito a forma de apresentar e levar as questões, não só do esporte, como jogos coletivos, mas principalmente, trabalhar o termo esporte coletivo desportivo, para o indivíduo em seu momento inicial de vida.

Primeiramente, é preciso que os esportes coletivos, sejam presentes e constantes, não apenas através de academias, escolas especializadas nisso, mas trabalhar a intenção direta com as escolas do ensino convencional.
Bem, mas podem estar se perguntando,...  já não existem as modalidades, futebol, volei, basquete e handebol nas escolas?...Está certo, já existe sim, mas não basta só essas e nem só isso que é ensinado. É preciso mais modalidades, desde que tenha um raciocínio inteligente para atrair público, condicionando a importância dos outros esportes na vida do ser humano, e acima de tudo, apresentar um método de forma inovadora de se ensinar os esportes coletivos desportivos, sempre com coerência e, repito, com eficácia e ensinando a importância geral das regras, o trabalho prático coletivo, mas em cima dessa didática e em conjunto a ela, trabalhar a questão psicológica, com o livre condicionamento e desenvolvimento da inclusão e ressaltar o risco que a exclusão é capaz, se não fizermos um trabalho de disciplina desportiva mais competente.
Outro detalhe que é importante esclarecer, é o fator competição. É preciso que o profissional, saiba lidar com essa questão, para que não seja surpreendido pela exclusão. É necessário que o trabalho psicológico, seja favorável nessa circunstância, afastando assim, tais adversidades.
Para finalizar este meu ponto de vista e compreensão, é de suma importância que este trabalho, seja oferecido de maneira saudável, respeitando todas as fases do indivíduo em sua juventude e nunca cobrar aquilo que está acima da necessidade que se encontra determinado grupo à ser lidado.

Fonte - Blog Jânio Coach: http://janiocoach.blogspot.com

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

JÂNIO FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO TÉCNICO DE FUTEBOL!


Na imagem, o treinador Jânio Bernardino comanda treino de fundamento técnico com bola.,

TREINAMENTO TÉCNICO DE FUTEBOL E SEUS  FUNDAMENTOS
Por Jânio Bernardino - Treinador & Instrutor de Futebol do CASM de Mairinque-SP.


O futebol como sabemos, é uma modalidade do esporte, que por ter, também, um processo coletivo, onde trabalha se a condição e a capacidade física e tática, é primordial que tenha uma atenção em seu trabalho de treinamento, no que se diz a questão técnica, sendo ela com bola ou sem a mesma.
Com a responsabilidade total e superior dos profissionais de comissão técnica, e sob comando direto do técnico, em base do treinamento, que nele é apresentado e posto em prática ao elenco de jogadores, assim realizando, que o é em seu alicerce.
A técnica aliada ao aspecto físico e tático, assim sendo feita a construção desses valores, a partir do treinamento, que é ordenado aos atletas, individual e coletivamente falando, cria se por excelência, a capacidade e a condição para o jogo. Portanto, para que o atleta consiga ter um grande rendimento técnico individual, em pról do coletivo, é acima de tudo obrigatório e necessário que se desenvolva, através dos exercícios técnicos com e sem bola.
Os trabalhos de fundamentos técnicos, exige uma série de combinações para que desenvolva e capacite assim, uma qualidade melhor ao atleta do futebol. Assim, veja a classificação do treinamento, que é importante que se trabalhe. São esses:

  • Domínio de Bola: com pé, coxa, peito, cabeça;
  • Antecipações: carrinho, colisões, ombro, peito, deslizamento;
  • Condução: com a parte interna e externa do pé e, região plantar;
  • Fintas: calcanhar, voleio, cabeça, efeito interno e externo, arremessos laterais, goleiro-defesa, saídas do gol, escanteios, tiro livre, cruzamentos e reposições.

Elementos essenciais do jogo:

  • Passe - Domínio ou Controle de bola - Chute - Condução ou Drible - Finta - Tirada - Cabeceio

Dentre todos esses elementos essenciais, que estão exclusivos de tamanha importância técnica, temos que ressaltar e trabalhar com muita atenção e repetição, o passe, que é aí em disparado o fundamento mais importante do futebol. Costume dizer em meus treinamentos com meus jogadores e, que passam pelo processo de formação, se não treinarmos bastante o passe e se o atleta não entender que ele é importante para seu crescimento técnico, ele não conseguirá jogar em lugar nenhum

Fonte: Blog Jânio Coach - http://janiocoach.blogspot.com