terça-feira, 10 de maio de 2011

TREINAMENTO DE FORÇA APLICADO AO FUTEBOL


Imagem dos atletas do Flamengo.
.
"EI JOGADOR!...
SÓ QUER COLETA É?!..."

Cada vez mais o futebol se torna mais competitivo e com um calendário extremamente cheio. Eu diria que essa estupidez, é somente para agradar "gregos e troianos". Portanto, a necessidade e responsabilidade de preparar bem os nossos atletas, só tende a aumentar para os profissionais capacitados no trabalho de preparação física.
Com essa exigência e transformação que assola o futebol, notamos que a utilidade do método de treinamento de força, é operante e eficaz, conforme as condições que lhe é estabelecido.
Com o número excessivo de jogos e competições do nosso calendário, em especial,  no nosso Brasil, o treinamento de força, é determinante para uma melhor preparação individual do atleta e, do coletivo em geral, dentro de um período curto de trabalho. Infelizmente!
Mas para trabalhar um determinado tipo de força, mesmo com a exigência que lhe for apresentada, é de suma importância que o profissional, tenha conhecimento do tipo de atividade e exercício físico que o mesmo irá a adotar em tal situação, como por exemplo, conhecer o que está fazendo, levar como referência ao trabalho, o tipo de competição de disputa, a categoria que está empregando o determinado trabalho, a carga necessária e suficiente para capacidade individual do atleta, enfim... É preciso que este profissional se atenha e, se policie antes mesmo de pôr em prática qualquer tipo de treinamento de força, porque além do indivíduo atleta, está o ser humano acima de tudo.

Por Jânio Bernardino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário