terça-feira, 3 de maio de 2011

FUTEBOL & EDUCAÇÃO: COMO PODEMOS UTILIZAR A MODALIDADE PARA O ENSINO?



Bem meus amigos, de maneira importante e decisiva, o "Futebol & Educação", mesmo sendo ainda uma modalidade esportiva principal do Brasil e com vasta popularidade em todo o planeta, entendo que nosso futebol ainda é um tema muito complexo e, que levará muito tempo de discussão pela frente, no que diz respeito ao esporte, ferramenta para educação, assim caminhando juntos. Mas também, não tenha dúvida que o futebol hoje no nosso país, é o forte aliado na educação para a nossa juventude.
No meu entendimento, no qual venho tendo a oportunidade de garantir experiência e exercer a função de profissional do futebol, já algum tempo, não só tendo como atleta, mas atualmente como educador na formação ativa dessas crianças, adolescentes e jovens, porém, acredito que precisamos melhorar mais as nossas estruturas, em todos os sentidos e níveis, para que o indivíduo que passa pelo processo de formação, tenha um crescimento educacional com ótima assimilação e coerência.
Antes de mais nada, além de uma melhor reestruturação de nossas escolas, é preciso que tenhamos consciência, nós profissionais do futebol, uma melhor capacitação, para que possamos também, iniciar um melhor trabalho com a formação tanto individual e coletiva no esporte. É preciso também, que haja uma união entre as classes e as principais entidades gerem o futebol, um entendimento por parte da mídia em geral  e principalmente dos grandes órgãos de educação, que nos capacitam, mas que ainda insistem numa oposição entre eles. Portanto, só assim, acredito que conseguiremos trabalhar melhor o aspecto, Futebol & Educação.


Por Jânio Bernardino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário