quarta-feira, 18 de maio de 2011

QUE DUREZA HEIN TIMÃO?!

ARENA FIELZÃO ou ARENA ITAQUERÃO
Estádio do S.C. Corinthians Paulista-SP.

ARENA PALESTRA ITÁLIA
Estádio da S.E. Palmeiras-SP.

Agora sim virou piada!...(risos).
Isso mesmo, "piada"...
Não bastando a briga no próprio Corinthians, com relação ao verdadeiro nome do estádio que ainda não sabemos ao certo, se estará pronto ou, se realmente será construindo a nova arena do time do Parque São Jorge, localizado no bairro de Itaquera, na zona leste e, que tem como empresa costrutora, a Odebrecht. Porém, não se sabe ainda, se será nomeado como, "Arena Itaquerão" ou "Arena Fielzão"...Bem, vamos aguardar!
Agora para interar, o Timão, além de ter que contar com a benção dos deuses, com o relógio e, com a boa e magnífica vontade dos dirigentes e políticos do país, tem ainda pela frente a "Arena Palestra Itália", do arquirrival Palmeiras. Que aparentemente, sob o comando da empresa construtora WTorre, vem comendo quietinho e pelas beiradas e, pelo que parece no presente momento, o Brasil, além de contar com o estádio para a Copa das Confederações de 2013, sem querer querendo, poderá com tranquilidade ser o estádio paulista para a Copa 2014. 
Que dureza hein Timão?!...(risos).

Por Jânio Benardino.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

QUERO EXERCER A FUNÇÃO DE TÉCNICO DE FUTEBOL SOB DIREITO E SEM A REPRESSÃO DO CONFEF/CREF!








VS.




Amigos leitores do Jânio Coach! Venho falar um pouco sobre meu desejo e objetivo profissional e, como é de muitos normalmente, dentro  da maioria das vezes, não tem e não tiveram a oportunidade de serem jogadores e, que pelo simples fato de amarem o "esporte bretão", querem atuar dentro da modalidade, como técnicos de futebol.
Bem, o motivo de minha indignação é o fato de o "Técnico de Futebol" não ter reconhecimento como profissão e, com a repressão imposta por parte extrema do  CONFEF/CREFs [Conselho Nacional de Educação Física & Conselho Regional de Educação Física], que não aceitam o indivíduo que não tem formação em Educação Física, trabalhar em paz no dia dia do treinamento e em sua área técnica, por muitas vezes não portarem a carteira do conselho.
Bem, quero contar um pouco de mim, para vocês entenderem melhor onde quero chegar com esse discurso que para muitas pessoas, não tem o mínimo cabimento ou que não tem nada a ver com a briga entre esses órgãos, que há tempos vem se arrastando. Tive um sonho de ser jogador, busquei e, mesmo não sendo por um grande clube, consegui me profissionalizar e atuar como jogador de futebol profissional, na seguinte ocasião, o clube que me deu tamanha oportunidade, foi o hoje extinto, Esporte Clube Lemense, da cidade de Leme, interior paulista. Na época disputei a SÉRIE B1 do Campeonato Paulista pela equipe. Mas como todo jogador que busca uma melhor oportunidade num clube grande e com melhor estrutura, não tive a mesma sorte de vingar. Então, tive que parar e começar uma nova vida. Assim, veio a vontade e interesse de ingressar na faculdade de Educação Física, mas com a grande idéia de me preparar melhor para vir a ser técnico assim posteriormente. Fiz três anos de Licenciatura, mas ao decorrer do curso e, com o trabalho de instrutor de escolinhas de futebol, hoje não tenho total interesse em ser e muito menos, exercer a função de educador físico. Muitos de vocês devem estar se perguntando... Será que o Jânio enlouqueceu?...(risos), não, mas o conselho que comanda o curso de Educação Física e o curso não é exatamente que defendo e nem o que quero. Eu quero ser Técnico de Futebol e não Educador Físico. No curso, são três anos na área de licenciatura que te prepara para ser educador em escolas de ensino fundamental e médio, no quarto de faculdade, mais um ano de bacharelado que entra na área da preparação do educador em academias e escolas especializadas no esporte, depois pós, mestrado, etc... enfim! E a questão que na minha opinião também tem essa preparação de forma técnica e também psicológica?
Mas para ser Técnico de Futebol não precisa estudar Educação Física e ser ou ter sido ex jogador? Isso vocês também podem estar se perguntando... Pode até ser, mas no meu entendimento, não é bem assim. Acredito que o CONFEF/CREF, para ser mais direto, deveria cuidar único e exclusivo do seu direito com a formação Educação Física e aceitar a profissão Técnico de Futebol como um grande aliado no esporte e para o esporte. Essa briga idiota de poderes, entre CONFEF/CREF com as associações e sindicatos dos Técnicos de Futebol, tem que ter um fim urgente, para que mais profissionais gozem do direito que lhe é permitido, de poder estar exercendo sua função com dignidade, tranquilidade e respeito, mesmo porque tudo em valor do esporte sempre será bem vindo e, assim, dando a oportunidade para outras pessoas que querem ser técnicos de futebol, devida o amor que os tem pelo futebol.


Por Jânio Bernardino. 

domingo, 15 de maio de 2011

DA LHE... DA LHE NORTON!!!


EL CAMPEÓN

Parabéns a você professor Norton Cassol pela conquista juntamente com o elenco da L.D.A....
Através do Blog do Jânio Coach e, em nome de todos nós profissionais do futebol de base, em início de carreira, nos orgulhamos muito pelo sucesso de mais um brasuca no exterior conquistando reconhecimento e glórias. Que você tenha muita saúde, inteligência e êxito em sua empreitada...Abraço Norton e mais uma vez obrigado por nos ajudar com seus vídeos e, nos motivar para a busca de um lugar ao sol dentro futebol. OBRIGADO!

Uma simples homenagem do blog Jânio Coach ao professor Norton Cassol.

Por Jânio Bernardino.

PAIS E FILHOS FUTEBOL CLUBE!!!





VISÃO DOS PAIS QUE QUEREM POR DIREITO O DIREITO DA MELHOR FORMAÇÃO AOS SEUS FILHOS!


Fonte: Coluna escrita por Jânio Bernardino ao site Viva Granja.

PAI! SEJA BEM VINDO...



Fonte: Coluna escrita por Jânio Bernardino, ao site Viva Granja.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

EEUUUUU!!!...


RAINER
Jovem arqueiro de muita competência, experiência e talento do nosso futebol brasileiro.

Foto: Dallas Cup.

Imagens de Rainer em finalíssima no Dallas Cup. Grande competição de futebol de base de muita importância mundial.

Foto: Zui.

Da esq. para a dir.: Rainer, dr. João Paulo Aiex Alves, Jânio Bernardino e o técnico Sebastião de Souza.

Raio X do Goleirão

DADOS PESSOAIS

  • Rainer da Costa Oliveira
  • Natural de: Guariba-SP
  • Data de nasc.: 6-2-1989
  • Posição: Goleiro
  • Altura: 1,88cm.
  • Peso: 87kg.


CLUBES

  • C. A. Paulistinha / São Carlos-SP (2002)
  • São Paulo F. C. / São Paulo-SP (2003-2008)
  • Toledo C. W. / Toledo-PR (2009)
  • Nacional F. C. / Manaus-AM (2009)
  • C. A. Linense / Lins-SP (2009-2010)
  • Marília A. C. / Marília-SP (2010)
  • Desde o segundo semestre de 2010, vem defendendo a equipe da S. E. Itapirense / Itapira-SP.


TÍTULOS

  • Campeão Paulista de Futebol Júnior, pelo São Paulo F.C. (2006)
  • Vice campeão da Copa São Paulo de Futebol, pelo São Paulo F.C. (2007)
  • Campeão da Copa Internacional Dallas Cup - E.U.A., pelo São Paulo F.C. (2007)
  • Campeão do 1º Turno e consequentemente Vice campeão Amazonense, pelo Nacional A.C. (2009)
  • Campeão Paulista SÉRIE A-2, pelo C.A. Linense.


Uma homenagem ao meu amigo e irmão Rainer MÃO DE PAU!...(risos).
Por Jânio Bernardino.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

VISITEM MEU BLOG AÍ GENTE!


Aí meus amigos!...
Visitem e se cadastrem no blog do Jânio Coach...
São minhas opiniões sobre o futebol e alguns temas dos seus bastidores. 
Este EU recomendo.
http://janiocoach.blogspot.com


ATENÇÃO SENHORES PAIS!

Você pai e mãe, que procura uma escola de futebol, que conta com os melhores profissionais do ramo e, que trabalham especificamente com a formação individual do atleta, valorizando acima de tudo a disciplina e a amizade em grupo. Venham até o CASM - Clube Atlético Sorocabana de Mairinque e, inscreva o seu filho já!!!
Mais informações no site, http://www.casm.com.br

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA ESCOLINHA DE FUTEBOL DO CASM, COM OS PROFESSORES SOUZA & JÂNIO...

Para garotos com idades entre 14 e 17 anos, treino as sextas feiras, das 16h00. as 18h00. Com o técnico Sebastião de Souza, ex S.C. Corinthians Paulista, Londrina E.C. PR, E.C. Pelotas RS, entre outros clubes do futebol de base e profissional do país, nos anos 80 e 90.
Já aos garotos(as), com idades entre 6 e 13 anos, treino aos sábados, das 8h00. as 11h00. com o professor Jânio Bernardino, ex atleta do E.C. Lemense em 2003, clube da SÉRIE A-3 do Campeonato Paulista 2011.


Foto: Beto Campos.

Na imagem acima, Jânio à esquerda de colete amarelo e a direita da foto, de roupa escura, o técnico Souza.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PELO MELHOR DA FORMAÇÃO...VAMOS REVER NOSSOS CONCEITOS!



MEUS CAROS AMIGOS PROFISSIONAIS DO FUTEBOL DE BASE. PELO O AMOR DE DEUS E, POR NOSSAS CRIANÇAS. VAMOS TRABALHAR DIREITO PELO MELHOR DA FORMAÇÃO!


Fonte: Coluna escrita por Jânio Bernardino [EU] ao site Viva Granja.

O MESTRE DA GOLERA!



O atual técnico e, na minha opinião, um dos maiores goleiros que o mundo já teve, Emerson Leão, dá uma senhora aula de como se defende um penalti. Isso serve para os guarda redes de plantão, em especial a garotada, que está começando a vida no mundo da bola.

terça-feira, 10 de maio de 2011

TREINAMENTO DE FORÇA APLICADO AO FUTEBOL


Imagem dos atletas do Flamengo.
.
"EI JOGADOR!...
SÓ QUER COLETA É?!..."

Cada vez mais o futebol se torna mais competitivo e com um calendário extremamente cheio. Eu diria que essa estupidez, é somente para agradar "gregos e troianos". Portanto, a necessidade e responsabilidade de preparar bem os nossos atletas, só tende a aumentar para os profissionais capacitados no trabalho de preparação física.
Com essa exigência e transformação que assola o futebol, notamos que a utilidade do método de treinamento de força, é operante e eficaz, conforme as condições que lhe é estabelecido.
Com o número excessivo de jogos e competições do nosso calendário, em especial,  no nosso Brasil, o treinamento de força, é determinante para uma melhor preparação individual do atleta e, do coletivo em geral, dentro de um período curto de trabalho. Infelizmente!
Mas para trabalhar um determinado tipo de força, mesmo com a exigência que lhe for apresentada, é de suma importância que o profissional, tenha conhecimento do tipo de atividade e exercício físico que o mesmo irá a adotar em tal situação, como por exemplo, conhecer o que está fazendo, levar como referência ao trabalho, o tipo de competição de disputa, a categoria que está empregando o determinado trabalho, a carga necessária e suficiente para capacidade individual do atleta, enfim... É preciso que este profissional se atenha e, se policie antes mesmo de pôr em prática qualquer tipo de treinamento de força, porque além do indivíduo atleta, está o ser humano acima de tudo.

Por Jânio Bernardino.

sábado, 7 de maio de 2011

EU TE AMO MÃE!



Mãe! Obrigado por você existir e por tudo que ainda me faz...Te Amo Mãe!
A você e a todas do nosso planeta...

"FELIZ DIA DAS MÃES!!!"

quinta-feira, 5 de maio de 2011

TRAJETÓRIA ESPORTIVA DE JÂNIO BERNARDINO


JÂNIO BERNARDINO


DADOS PESSOAIS

  • Nome: Jânio Bernardino da Silva
  • Natural de: Cotia - SP
  • Data de nasc.: 12-10-1980
  • Contacto: (11) 6198 6679 / E-mail: janiobernardino1980@hotmail.com / http://twitter.com/janiobcoach

CAPACITAÇÃO


Formação superior:

  • Educação Física pela Estácio de Sá - EUROPAN de Cotia / Período: 2007 - 2009 e atualmente, cursando Pedagogia da Aprendizagem do Treinamento de Futebol, pela FACASP - SP.

TRAJETÓRIA


Experiência como Atleta Profissional de Futebol:

  • E. C. Lemense / Leme - SP (2003).

Competições como Atleta:

  • Campeonato Paulista SÉRIE B1 2003 / Federação Paulista de Futebol, pelo E. C. Lemense.

Experiência como Técnico e Instrutor/Monitor de Futebol:

  • C. T. C. F. Anjos Da Bola / Ibiúna - SP, categorias: SUB 15 e SUB 13 (2005-2006)
  • O. A. B. Cotia Futebol / Cotia - SP, categoria: Master (2007)
  • E. F. Caucaia - P. M. C. SEJEL / Cotia - SP, categorias: SUB 15, SUB 13, SUB 11 e SUB 9 (2010)
  • AFA - Academia Futebol Arte [Clube Santapaula] / Cotia - SP, categorias: SUB 17, SUB 15, SUB 13, SUB 11 e SUB 9 (2010)
  • Ideal F. C. / Ibiúna - SP, categorias: SUB 18, SUB 14 e SUB 13 (2010-2011)
  • C. A. Paulistano / São Roque - SP, categoria: SUB 20 (2011)
  • C. A. S. M. - Clube Atlético Sorocabana de Mairinque / Mairinque - SP, categorias: SUB 13, SUB 11, SUB 9 e SUB 7. (2011).

Competições como Técnico e Instrutor/Monitor:

  • Copa O. A. B. / SP - CAASP 2007, pela O. A. B. Cotia Futebol, categoria: Master
  • I Mundialito de Futebol 2010 / Prada Sport & Marketing Ltda., em Conchal - SP, pelo Ideal F. C., categoria SUB 13
  • 12ª Taça Internacional de Futebol do Interior Paulista - Brasil 2011 / Rick Eventos & Promoções, em São João da Boa Vista - SP, pelo Ideal F. C., categorias: SUB 18 e SUB 14
  • Campeão da Copa Regional da Liga Aluminense de Futebol 2011, pela categoria SUB 15 do CASM
  • Vice campeão da Copa Regional da Liga Aluminense de Futebol 2011, pela categoria SUB 9 do CASM
  • II Copa Ouro de Futebol 2011, da A. P. F. - Associação Paulista de Futebol, categoria SUB 20.

Outras Atividades:

  • Blog do Jânio Coach - http://janiocoach.blogspot.com
ANEXOS














Por Jânio Benardino.

CADÊ O NOSSO FUTEBOL BRASUCA? TVs, AMs E FMs...CADÊ?!...CHEGA DE GRINGO NA TELA!

Foto: Imagem de jogadores brasileiros, pela 2ª Divisão Gaúcha. Jogo entre, Brasil de Pelotas vs. Bagé.

Salve, salve meus queridos amigos, amantes do nosso futebol brasileiro e, que acompanham o blog do Jânio Coach neste momento. Tratarei hoje de um assunto polêmico por parte dos bastidores da bola, mas que os telespectadores e ouvintes das AMs e FMs, não se dão conta da importância total que tem nosso futebol e também não se importam em defender as raízes que dão frutos ao melhor do mundo, me refiro ao futebol do exterior, no qual são abastecidos corriqueiramente por nós daqui.
Bem, em meio deste, falarei das emissoras de TV e Rádio brasileiras, que preferem dar maior destaque e importância as competições do exterior, um exemplo, a UEFA Champions League. Porém, não se interessam em dar um melhor e maior destaque para nossas competições, que na minha opinião e vivência, tem mais emoçãoe qualidade, do que esses campeonatos estrangeiros de fora, para mim, mais parece o casal de bonecos, Barbie e Ken...é isso mesmo meninas?!...sei lá...(risos)...
Tenho uma crítica a fazer ao "Esporte Interativo", que já não bastando essa Liga dos Campeões, Copa da UEFA e outros, para se cobrir e alimentar cada vez mais as torcidas gringas de adeptos diretamente do Brasil, a emissora prefere até mesmo cobrir e dar moral para competições de categorias infantis e mirins da Espanha, é mole?!... 
Aí EU pergunto?...E nosso Campeonato Brasileiro?... os Estaduais de divisões intermediárias?...Será que não mereciam um apoio maior da mídia do Brasil?...Ou preferem que nosso futebol, principalmente os regionais agonizem e acabem, como praticamente já não mais existem como aqui no interior de São Paulo?
Parabéns a "Rede Vida", que ainda tenta dar uma moralzinha aos clubes do interior paulista!
Pessoal!...Vamos reinvidicar nosso melhor futebol...
Se liga aí!...
Campeonato Brasileiro SÉRIEs A, B, C e D, COPA DO BRASIL, Campeonatos Estaduais e muitos mais competições brasileiras que dão gosto de ver e torcer. Vai meu recado!

Por Jânio Bernardino.

terça-feira, 3 de maio de 2011

FUTEBOL & EDUCAÇÃO: COMO PODEMOS UTILIZAR A MODALIDADE PARA O ENSINO?



Bem meus amigos, de maneira importante e decisiva, o "Futebol & Educação", mesmo sendo ainda uma modalidade esportiva principal do Brasil e com vasta popularidade em todo o planeta, entendo que nosso futebol ainda é um tema muito complexo e, que levará muito tempo de discussão pela frente, no que diz respeito ao esporte, ferramenta para educação, assim caminhando juntos. Mas também, não tenha dúvida que o futebol hoje no nosso país, é o forte aliado na educação para a nossa juventude.
No meu entendimento, no qual venho tendo a oportunidade de garantir experiência e exercer a função de profissional do futebol, já algum tempo, não só tendo como atleta, mas atualmente como educador na formação ativa dessas crianças, adolescentes e jovens, porém, acredito que precisamos melhorar mais as nossas estruturas, em todos os sentidos e níveis, para que o indivíduo que passa pelo processo de formação, tenha um crescimento educacional com ótima assimilação e coerência.
Antes de mais nada, além de uma melhor reestruturação de nossas escolas, é preciso que tenhamos consciência, nós profissionais do futebol, uma melhor capacitação, para que possamos também, iniciar um melhor trabalho com a formação tanto individual e coletiva no esporte. É preciso também, que haja uma união entre as classes e as principais entidades gerem o futebol, um entendimento por parte da mídia em geral  e principalmente dos grandes órgãos de educação, que nos capacitam, mas que ainda insistem numa oposição entre eles. Portanto, só assim, acredito que conseguiremos trabalhar melhor o aspecto, Futebol & Educação.


Por Jânio Bernardino.