sexta-feira, 9 de outubro de 2015

FUTEBOL DO MEU BRASIL BRASILEIRO & NOSSA SELEÇÃO: TÁ TUDO ERRADO E DESSE JEITO A FIRMA VAI QUEBRAR


"A pátria de chuteiras comandada por eles. Este é Brasil que ele querem."

Olá amantes do futebol, aos nobres colegas profissionais da bola e, em especial, aos caros leitores do BLOG DO PROFESSOR JÂNIO e afins!
Através deste espaço, gostaria de expor mais uma vez minha opinião, com tamanha insatisfação e indignação com o que anda acontecendo com o nosso futebol.
Venhamos e convenhamos! Após, mais uma sofrida derrota, a nossa Seleção Brasileira é a grande mostra e o reflexo que o nosso futebol decretadamente tá de mal a pior há tempos.
Em mais uma partida de alta competição pelas Eliminatórias, diante de um Chile, inovado, encorpado, forte e com um sistema tático de jogo moderno e eficiente conforme suas variações, como muitas seleções nacionais praticam mundo a fora, vem com toda superioridade e bate a nossa seleção por 2 tentos a 0. É lamentável como estamos na lona!
Entendo que "tecnicamente" o nosso atual comandante, o senhor Dunga em conjunto com sua comissão técnica, podem estar cometendo determinados erros, me refiro diretamente a "erros de ordem técnica" somente, seja no tipo de treinamento que não vem tendo uma eficiência mais dinâmica, seja no calendário das nossas competições aqui que não o ajuda nas suas convocações, o time que não dá liga ou de um esquema que não vem funcionando, devido a determinados atletas que conforme dadas as suas características não conseguem ter um melhor sucesso de rendimento tático, isso podendo acontecer até com jogadores de seleção na minha opinião, enfim, tecnicamente alguma coisa de errado acontece e isso é fato sim. Mas para mim o maior responsável desse péssimo futebol que o Brasil vem apresentando não está no técnico Dunga e muito menos com essa safra ruim de bola, de forma alguma, pelo contrário, vem de quem está no comando superior administrativamente falando e também aos que investem e agenciam, ou seja, aos que estão no poder no futebol, a estes senhores vaidosos e que se acham as celebridades, os protagonistas do esporte bretão.
Creio que, por conta dessas inúmeras lambanças que nossos dirigentes, gestores, agentes, investidores, coordenadores, treinadores mal intencionados, que a verdade também seja dita, seja qual adjetivo queiram usar, há tempos o nosso futebol brasileiro sofre com esta realidade ultrapassada que só aqui temos que conviver, em meio a um ambiente nos bastidores que no mínimo esta nojento, corruptível como é original e sem noção, isso culturalmente sou obrigado a admitir. Eu profissional do futebol, que vivo de futebol, que amo futebol, formador de opinião destinada ao futebol e que acredito no nosso futebol ainda...É realmente lamentável isso!...É muito triste conviver com esta realidade!
Infelizmente, quem manda no futebol aqui, pelo fato de ser maioria nas suas atitudes e decisões e que confia no talão de cheques que os assina, ainda acha que para fazer futebol profissional de verdade e de qualidade, basta ter grana, brasão, alguns com lábia mais afinada, estes mais corajosos (risos), mas isso destina se a uma nova discussão que em breve discutiremos aqui, estes que ainda acham não é preciso ouvir profissionais de verdade e do ramo, no qual batalhamos a vida toda, me incluo nessa, que na condição e experiência  de ser um ex atleta, com formação acadêmica e atuação prática profissional em curriculum por determinado tempo, estes "senhores prevalecidos" também acham que não é necessário ter melhor qualificação para saber gerir. Mas vejam bem! Minha externação nesse breve relato apontados são alguns problemas sérios dentre outros que existem dentro dessa podreira existente no nosso futebol brasuca que infelizmente já é um dessabor que passa tranquilamente desapercebido. As vezes quando surgem determinadas denúncias e furos que culminam em processos, aí alguns "santinhos" são pegos para responder o que há de errado. Por isso, se haver erros da parte do Dunga, que estes erros não sejam somente diretamente e generalizados ao técnico da seleção, se tá tudo errado no nosso futebol que seja apurado no geral, seja o Dunga, o roupeiro, o presidente, todos, sem exceção. Porque infelizmente, em "terra de cego, quem tem um olho é rei!", como no dito popular e respeito a categoria dos técnicos não existe desde sempre.
Como sabemos, o técnico de futebol no Brasil é "vidraça", só ele que é o errado! A verdade é essa...Só ele perde jogo...enfim, só o técnico de futebol que é o "Judas" da história!...
Se o Dunga é o técnico da seleção hoje, querendo ou não, dentro de uma educação patriota, coisa que é raro praticarmos com civilidade em prol da nossa terra, entendo que temos sim que torcer pelo cara e pelos jogadores que lá estão jogando bem ou mal, afinal quem colocou ele lá não foi a nação, mas quem, agencia, quem investe, quem preside, quem tem seus interesses, quem manda e que de certa forma cultural, errônea, sem ética, desrespeitosamente e por força do poder influencia diretamente sim na escalação do time para que seja feito o giro do capital dos santinhos que mandam na bola daqui, e  não me venham com papo furado que na escalação ninguém interfere...Interferem é muito!...E ainda o Zico que tá errado em dizer que a Seleção Brasileira é um "balcão de negócios?!"...Estou com o Zico e não abro e digo mais, o futebol brasileiro é um balcão de negócios sim e obedece quem tem juízo e dane se o futebol de qualidade, dane se os nossos times no geral dos clubes e seleção com jogadores diferentes ou não, o que interessa é negócio...Dane se se voltaremos a ser hegemonia ou não...tanto faz para eles...afinal que está no comando da firma são eles e repito e afirmo, obedece quem tem juízo!...Mas espero que com os projetos que vem surgindo por aí, com as reuniões de novos gestores do bem e treinadores do bem e demais profissionais do desporto que são do bem e outras cabeças pensantes que acreditam e apostam num futebol melhor mude essa lastimável máfia existente em nosso futebol. O nosso futebol precisa voltar a ser o Top, precisamos recuperar nossa alto estima, precisamos de respeito profissional e humano acima de tudo e aos que mandam conforme a hierarquia, precisam entender que no futebol também, é "cada macaco no seu galho!"...E tenho dito.

BLOG DO PROFESSOR JÂNIO - http://blogdoprofessorjanio.blogspot.com.br/
Coluna escrita pelo Professor Jânio Bernardino da Silva - educador físico de formação e treinador de futebol - CREF 4: 098729-G/SP
Facebook - https://www.facebook.com/ProfessorJanio
E-mail: janiobsilva@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário