quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

TREINADOR BOM TEM OLHOS DE LINCE: Capacidade para poucos e de poucos

Na foto: o saudoso e o maior treinador de todos os tempos do futebol para mim, Telê Santana e seu discípulo e hoje, um dos maiores treinadores do futebol, Muricy Ramalho. Dois treinadores de verdade e com olhos de lince e claro, grandes montadores de time.

No meu conceito e dentro da minha modesta experiência com futebol e sempre buscando praticar e aprender cada vez mais, e claro, sempre trabalhando e buscando uma oportunidade, seja observando e de modo operacional com o trabalho de campo, creio que para montar um elenco de qualidade e de forte nível competitivo, com condições técnicas, físicas, táticas e psicológicas, o "treinador", peça importante e fundamental para a montagem de um elenco e dentro de um sistema ético e profissional, que já é tido e contido em sua formação, para mim não basta apenas realizar um simples trabalho e colocar em teu sistema de trabalho aqueles jogadores que ele simplesmente entende que por eles (os jogadores) terem uma determinada condição técnica sejam os protagonistas eternos e que para ele também serão os indivíduos certos para o determinado time que o venha montar e dirigir, acredito que o treinador precisa colocar em prática o que faz a diferença no processo de montagem de uma equipe, que é a capacidade natural sua pessoal e o feeling de poder identificar um talento para colocar em seu plano e sistema de trabalho da equipe.
O treinador precisa junto com sua capacidade técnica e cognitiva, agregado a isso, por em jogo a sua capacidade e habilidade natural de observação ao ter que detectar um jogador diferenciado. Não basta apenas qualificar o jogador pelo simples fato daquele indivíduo, saber bater muito bem na bola, de ser um jogador com uma aptidão orgânica satisfatória, de apresentar na maioria dos jogos em disputa excelente força de marcação individual ou ser aquele jogador simplesmente jogador de bola...Não!...Acima de tudo o treinador de futebol tem que ter "olhos de lince!". Além destes aspectos de avaliar um jogador para inserir em seu elenco, é preciso que o treinador tenha certeza de que mesmo sendo para muitos um jogador normal para ele e para o sistema dele, seja um jogador com uma série de razões favoráveis ao trabalho da equipe que o treinador venha montar. É preciso que ele  tenha, como dito uma aptidão cognitiva e intelectual muito favorecida para esta captação de bons valores que as vezes passam desapercebidos para muitos treinadores que agem e administram uma montagem de time. Sabemos que não é nada fácil montar time. Uma capacidade para poucos e de poucos.
Com todo respeito a classe dos treinadores de futebol e de forma ética, opinativa, sem crítica negativa e muito menos direta, mas se minha opinião valer, que seja  uma crítica construtiva positiva e direta sim! Conheço muitos profissionais treinadores de futebol, que até os classifico como técnicos e não treinadores, que de repente talvez por influência da televisão, da falta de bagagem ou por algum tipo de empolgação de momento ou outra influência, estes não fazem e nem conseguem ter sucesso na montagem de um elenco diferenciado.
Dentre muitos que conheço, que vemos e que são realidade no futebol, vou ser um tanto que ousado e repito!...dentro da minha modesta opinião e observação, até posso classificar alguns nomes que para mim são mestres de montagem de times. Muricy Ramalho, atual treinador do São Paulo F.C., Felipão do Grêmio, para mim quando vinha atuando, o treinador Émerson Leão tem este diferencial, mesmo não apresentando sucesso tecnicamente, mas para mim o treinador Mano Menezes também sabe montar de maneira diferenciada, Abel Braga, não posso deixar de citar o Dunga, comandante de nossa seleção, que além de apresentar plena capacidade de treinador de futebol sabe montar elenco muito bem. Mas para mim e sem nenhum tietismo diga se de passagem e sim pelo respeito e por admiração, mesmo não conhecendo, creio que o melhor para mim neste momento é o Professor Tite. Portanto, ser treinador não é ser simplesmente técnico ou saber apenas treinar técnica e taticamente, é mais que isso, ser treinador é saber colocar as peças certas e ideais ao seu plantel que o monta, saber gerir o sistema tanto dentro e fora de campo com seus jogadores, saber lidar e ter jogo de cintura com o lado político do clube que ele trabalha para não deixar influência alguma atrapalhar o rendimento do seu time, enfim, treinador tem que ter um olho de lince mesmo para poder captar os melhores e com perfil ideal para seu sistema de trabalho. Ser treinador é isso. Até uma próxima. - Professor Janio Bernardino.

  • BLOG DO PROFESSOR JÂNIO - http://blogdoprofessorjanio.blogspot.com/
  • Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva - Educador físico e treinador de futebol - CREF 4: 098729-G/SP.
  • E-mail: janiobsilva@gmail.com - Facebook: https://www.facebook.com/ProfessorJanio

Nenhum comentário:

Postar um comentário