sábado, 18 de agosto de 2012

O BANCO DA PRAÇA...!!!


Modelo correto e ideal de Banco de suplentes/Reservas e área técnica.

Olá amigos antenados aqui no BLOG DO PROFESSOR JÂNIO BERNARDINO!...Tudo beleza com vocês?!...
Pedindo passagem novamente à todos para apresentar aqui, mais um artigo com um tema bastante curioso, que acredito, irão adorar ler. (risos)
O tema que lhes trago hoje, é mais um detalhe importantíssimo que existe no futebol e junto das "4 linhas" do campo e de certa forma na maioria dos estádios deste nosso "Brasilzão". Este que não é tratado com decência, em termos de estrutura organizada, nossos técnicos me corrijam se Eu estiver falando alguma besteira, mesmo porque vivo nesta parte do campo pela razão exclusiva do meu trabalho e entendo que sei o que estou tratando aqui. Estou me referindo meus caros, das estruturas ultrapassadas dos nossos maravilhosos "Bancos de Suplentes/Reservas e Áreas Técnicas" das praças desportivas do nosso país a fora. Os nossos estádios brasileiros, principalmente nos que acontecem os jogos oficiais profissionais, sem querer generalizar, mas vemos aí que existem formatos, tipos, posicionamento de bancos e medidas das áreas técnicas que é uma perfeita piada, até mesmo em estádios de clube grande, que muitos destes não tem sequer uma cadeira individual para cada bancário, com áreas técnicas com linhas demarcatórias feita a cal de construção e com espaço reduzidíssimo, até mesmo a menos de 1 metro, no qual é a medida mínima correta de espaço de largura ordenada pela FIFA.
Felizmente, ou talvez pelo fato da Copa do Brasil 2014 estar chegando aí e, as nossas autoridades estarem correndo contra o tempo com as construções dos estádios para jogos que teremos aqui, como vocês já sabem e também não podemos ser injustos e tenho que admitir, existe sim estádios de clubes brasileiros que oferecem bancos de suplentes e áreas técnicas ideais para uma melhor acomodação dos atletas bancários e toda sua comissão técnica e principalmente com relação ao posicionamento correto dos bancos, que devem ser ao centro do terreno e principalmente a medida mínima correta que os bancos devem ter como manda a regra, que está descrita na "Regra 03 - A Área Técnica, Decisão nº 2", do livro oficial da FIFA.
Para vocês terem uma melhor noção, estádios como o São Januário, do Clube de Regatas Vasco da Gama, como sabem, um importantíssimo clube grande com bancos e suas poltronas confortáveis mas que ainda, num posicionamento incorreto, que fica atrás do gol, coitado dos nossos "Treineiros", que são obrigados a trabalhar totalmente misturado com os "Corneteiros das AMs, FMs e TV"..."Mamãe!...Santa infelicidade dos nossos treinadores..." (risos). E o que dizer do Beira Rio, do Sport Club Internacional, que fez uma completa mudança no posicionamento dos bancos de suplentes do time visitante que vai lá jogar...Olha só que hilário isso?!...Olha que a direção do Colorado aprontou?!...Eles tiraram o pessoal de imprensa que vinha ocupando um banco atrás do gol e agora passou a ser o banco de reservas do visitante...Muito bonito isso hein Colorado?!....Então profissionalismo de verdade nada?!...Tá certo...Esse é o nosso futebol...Mas também não podemos generalizar como Eu digo, existem grandes estádios que cumprem direitinho a regra da FIFA, como o estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube, o estádio Municipal do Pacaembu, o Engenhão no Rio de Janeiro, entre outros, mas infelizmente citar os estádios organizados que cumprem direitinho a regra ou não, Eu ficaria aqui horas, mas que a maioria dos nossos campos deve muito neste aspecto, ah como deve e, só cabe aos técnicos, dirigentes e nossas autoridades que organizam o futebol profissional aqui no nosso Brasil para rever isso com mais calma e por em prática, chega de banco de suplentes e área técnica desorganizada em seu formato e estrutura. É isso aí meus companheiros, um abraço a todos e até o próximo artigo.

Estadio do São Januário do C.R. Vasco da Gama: Olha a localização destes bancos!...Como trabalhar aí?!

Estádio Beira Rio do S.C. Internacional: Olha aí o antigo banco de profissionais de imprensa e agora atual banco de suplentes de times visitantes que jogam com o Inter.


  • BLOG DO PROFESSOR JÂNIO BERNARDINO -  http://blogdoprofessorjanio.blogspot.com.br/
  • Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário