sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

EI PROFESSOR!...O MENINO PRECISA APARECER MAIS...


Resultado de imagem para jogos da copinha sp futebol arte
Olá caros desportistas e leitores daqui do BPJB!

Numa recente leitura feita a uma matéria da revista Veja, sob indicação do colega treinador postada em uma de minhas redes sociais, e que o título dizia, "A aula de futebol de Xavi: ‘Hoje há mais Simeones que Guardiolas", no qual o craque espanhol, faz uma ligeira comparação nos estilos de jogar de ambos os  treinadores que se baseiam em talento e posse de bola dentro jogo de um, no caso o de  Guardiola e o outro, no caso de Simeone, um jogo ainda mais tático e com extrema responsabilidade de grande marcação, digamos assim.


Bem, mas este pensamento acima abordado não é exatamente o que Eu gostaria de opinar e criticar de modo construtivo aqui, não!... Gostaria em cima disso, conforme os estilos de jogo de cada treinador aí citado pelo grande craque contemporâneo, o Xavi, mas sim fazer uma comparação dentro de uma crítica aos treinadores que estão comandando os times de Juniores que estão disputando a Copa São Paulo de Futebol Jr. 2018.


Com todo respeito aos treinadores das equipes que disputam a principal "competição-vitrine" do país, assim como o craque Xavi, Eu, numa ligeira comparação, dizer que, nos jogos da Copinha que tive a oportunidade de ver diretamente no campo e outros sob TV, desculpem meus nobres colegas da atividade, mas vi muitos "Simeones" com propostas de jogo claramente burocrático, com tímida criatividade tática e absolutamente defensivo. 


Senhores treinadores desculpem minha franqueza e, também não quero aqui ser o dono da verdade, o sabe tudo, o anti-ético, jamais quero isso, mas repito, a crítica aqui é de modo construtivo, mesmo porque o objetivo deste blog é formar opiniões e desenvolver debates para o crescimento ideológico de nós profissionais treinadores de futebol.


Em alguns jogos que fui ver da Copinha, como no jogo Nacional AC de São Paulo, time tradicional por ser conhecido um grande celeiro de craques, jogou diante do São Paulo FC do Amapá e em seguida vi também, ABC FC de Natal do Rio Grande do Norte e Santo André, no caso aí dois grandes times celeiros de futuros craques ao futebol, assim, vi os jovens atletas muito robotizados num sistema, acho que os treinadores da base tem que competir com a proposta de dar ao garoto a liberdade de criar e claro na responsabilidade de composição e recomposição, pra ser mais claro, o treinadores tem que entender que trabalhar com jogadores nessa idade é importante jogar mais ofensivamente, até mesmo porque para os reais talentos aparecerem melhor aos treinadores de cima, não é mesmo?...


Os treinadores dessa categoria de acesso ao time cima, tem que saber que primeiro é formar bem e de maneira correta e, que é de suma importância lançar os diferenciados quando estiverem no ponto e no momento certo, para que não queime etapas e o indivíduo em questão. Também tem outro detalhe que corre com esse pensamento de formação, os títulos vem de forma natural decorrente ao processo formativo e de rendimento do atletas....Ah!...e estes detalhes os dirigentes precisam entender e dar mais aval e sequencia ao treinador de baixo e não ficar cobrando como é absurdamente cobrado os treinadores do time de cima.


Senhores treinadores de equipes juniores, por favor, vamos deixar os nossos jovens atletas desenvolverem mais a qualidade técnica individual como recurso para sua criatividade e capacidade de improvisação no campo...por favor treinadores! competição deste nível é ótimo para vocês se destacarem também com ousadia de jogar ofensivamente, de criatividade tática em suas estratégias enfim, façam um futebol com disciplina tática como o da "gringa" mas aliado a isso, com o nosso jeito e estilo brasileiro de jogar que em outrora encantou o mundo.


Até a próxima. - Jânio Bernardino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário