quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A NOSSA GAROTADA SOB INFLUÊNCIA DO PODERIO EUROPEU DO FUTEBOL


Garotinhos brasileiros fardados do corpo a mente com camisas de time europeu.

É impressionante como hoje em dia, certa parte da nossa juventude brasileira, essa da famosa "Geração Playstation", a cada dia que passa se interessa ainda mais em apoiar ou exclusivamente torcer para os times poderosos da Europa.

É um manifesto pacífico, interessante de buscar estudar esse fenômeno e tentar entender isso, mas também preocupante e, um fenômeno influenciado pelas tendências e transformações que certos indivíduos fazem reger em nosso futebol.

Indo direto a pauta e de minha parte, antes de tudo, sem querer protestar o direito de liberdade de expressão e/ou de ir e vir de cada indivíduo, como aponta nossa constituinte, pois não é isso que quero abordar aqui, mas é com tamanha insatisfação por essa opção atual dos nossos jovens em querer torcer pelos times europeus e sim, deixando de lado o real interesse em apoiar mais os nossos times tradicionais conhecidos também por todo mundo e até mesmo conhecidos pelos times de lá do "Velho Continente" e claro, clubes estes os nossos do Brasil.

É triste ter que aceitar essa realidade e opção, onde os nossos tradicionais clubes brasileiros como exemplos, o Botafogo, Corinthians, Santos, Grêmio, Vasco, Cruzeiro, etc., para uma determinada parte dos nossos jovens, nossos clubes e futebol vem em segundo plano dando lugar preferencialmente aos grandes clubes que disputam uma Champions League da vida!

Dentro da minha experiência não só como treinador de futebol, mas expondo minha posição com base num assunto que onde em outrora, na função de treinador e educador em escolinhas de futebol para crianças e adolescentes, tive que passar por essa realidade em que os jovens preferem vestir uma camisa dos espanhóis, Barcelona e Real Madrid ou agora, da sensação PSG da França onde tem o craque brasileiro o "Menino de Ouro" Neymar Junior e, por conta dessa alta exposição massiva de marketing e investimentos de marca que esses poderosos clubes fazem, e também num interesse absurdo que a grande mídia de comunicação promove, entram na mente desses jovens causando um conflito interesseiro onde o melhor e o mais belo é a salvação por um lindo entretenimento do desporto. Pois é!...Algo de se pensar e aceitar sem choro...(risos).

Mas também, a influência aborrecida e de tamanha ignorância e burrice comportamental de muitos pais frustrados que antes de inscrever o seu filho(a) no curso de futebol do bairro brasileiro, de sua cidade brasileira, que os vivem, este pai/mãe primeiramente compra a camisa de um clube europeu que seja a sensação do momento para depois comprar o par de  chuteiras para o garoto(a) iniciar sua primeira aula no campo. É brincadeira ou quer mais?!...(risos).

Nesta imagem um clássico internacional: Escolinha do Boca Jrs. diante da Escola do PSG.

Outro protagonista que me deixa entristecido, são essas escolinhas de futebol franquias de clubes europeus ou até mesmo de países vizinhos. Que muitos ao invés de pensar trabalhar pelo melhor da formação, a idéia é única e exclusiva em ganhar dinheiro prometendo absurdos como um só pra refrescar a memória: Olha garoto, se seu pagar em dia a escolinha, você for bem nas aulas e nos jogos, a nossa escolinha levará você para conhecer o Messi da vida ok?!...Exemplos do tipo...(risos).

Bem, com esse tipo de comportamento frustrado dos pais, dessas escolinhas franquias que são mais esquemas do que escolas para formar cidadãos e atletas, bom, aí não tem como evitar o jovem querer olhar primeiro pelos "times dos endinheirados dos senhores burgueses de olhos azuis" não é mesmo?!...(risos).

Ainda bem, que a população brasileira é grande e este tipo de opção dessa juventude ainda esta dentro de um percentual menor, pois ainda nossos a maioria é claro dos jovens preferem por ora ter a opção de torcer por nossos clubes que também de certa forma e fazendo frente com os poderosos de lá, estão tentando e conseguindo trabalhar bem com a exploração de marca.

Eu valorizo esses clubes sempre porque sou brasileiro do Brasil. E tenho orgulho disso.

É isso aí. Até o próximo artigo meus caros leitores. Reflitam e opinem sobre o assunto. 


Por Jânio Bernardino.

Um comentário:

  1. Bem postado e dito as suas palavras , mas vc sabe que os jovens se influenciam muito pela mídia principalmente a vista pela tv,que fala muito bem dos clubes Europeus aquela linda imagens da tv quando se passa os jogos de Messi , CristIano RonAldo e etc.
    E no Brasil que os Clubes na verdade quase não se da chances para a garotada principalmente de periferia , acho que o Brasil tem muito potencial, mas os Clubes não sabem fazer essas capitações , primeiro teriam que investir no Social formando o Cidadão e depois na sequencia Atletas ou na verdade poderiam fazer parcerias com as Prefeituras de cada Cidade, Enquanto isso se perde muitos Jovens para outros meios mais complicados.

    ResponderExcluir