segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

CALENDÁRIO BRASILEIRO FUTEBOL CLUBE: UM PLANEJAMENTO DO DESPORTO NACIONAL TOTALMENTE NA CONTRA MÃO

Em foto: Imagem do calendário do futebol no mundo e no Brasil


Em via de regra e de maneira ultrapassada, o nosso futebol profissional funciona de forma um tanto que errôneo e desumano aos nossos atletas profissionais, diga se de passagem, deixando a cada dia mais claro que para nós desportistas brasileiros que estamos trabalhando na contra mão da esteira desportivamente falando. 
Comparando com os demais e na maioria dos países do globo e tratando de calendário oficial, não tem jeito! Estamos a quem dos demais e com isso estamos ficando atrás no que se refere ao número de jogadores diferenciados, que no passado aqui havia mais de um em cada clube grande, hoje sem a presença do Neymar aqui, não existe sequer um na minha opinião mas, para não ficar muito cheio e nem querer ser muito exigente com a realidade do nosso futebol, existe sim, apenas bons jogadores, treinadores e demais profissionais do meio com qualidade e nada além disso. No contexto coletivo, a realidade também não seria diferente, é fato que dentre os doze grandes clubes do nosso Brasil, com todo respeito mas com tamanha indignação, não existe um que venha manter na prática um futebol convincente numa temporada e comparando com alguns dos grandes lá de fora, como alguns dos gigantes europeus, que em via de regra são atualmente referência de futebol de alto nível no mundo, a exemplo: Real Madrid - ESP, Chelsea - ING, Bayer - ALE e demais que através de um calendário convincente no aspecto de competitividade, a formação de grandes elencos com grandes astros que integram estes seletos, um tempo de preparação ideal e eficaz para temporada, fazendo assim que os sejam grandes perante os demais no mundo. Outros fatores determinantes que um grande clube lá de fora fique sempre a nossa frente esta nas grandes estruturas físicas para o trabalho de preparação diário (treinamento) e as grandes e confortáveis arenas e estádios modernos que assim através de um trabalho gestor que poucos daqui ou nenhum os fazem para com sucesso, todo o jogo recebe com tranquilidade e sem admiração grande presença de público em suas instalações. Isso também é parte de trabalho de calendário.
Depois daquele jogo atípico na Copa, aquela catástrofe dos "7 à 1", no Mineirão, quer queira ou quer não, o país do futebol ficou e está em estado de alerta. Além de alguns aspectos que são determinantes para o crescimento e a prática do alto nível ao futebol mundial ao futebol brasileiro é com tamanha indignação e clamor que nós profissionais do esporte e principalmente os atuais comandantes da bola, precisamos urgentemente mudar o conceito de trabalhar um calendário descente aqui para o futebol do Brasil. Tenho uma opinião de que é preciso mudar no time que está perdendo, a começar com a formatação do calendário. Porque não, já que a maioria ou senão, exceto o Brasil, todos já trabalham no sistema, preparação com seus treinos (preparação física - técnico - tático), pós isso participação de torneios curtos e na sequência, com relação aos clubes grandes de Série A disputam as competições nacionais com início no segundo semestre e finalizando no final do primeiro semestre do outro ano, exemplo: Temporada 2015-2016. Outro detalhe determinante para um melhor rendimento e sucesso de temporada aos clubes brasileiros e ao futebol do Brasil, é preciso que o período de preparação, ao número e tempo de competição, jogos, o número de equipes participantes ou algo assim, estejam na mesma escala ou número de compromissos para todos aqui e semelhantes aos demais clubes de fora. Acredito que desta forma teremos um calendário convincente, um nível de competitividade e alto rendimento positivo e satisfatório dos atletas, das equipes e também um aumento na formação e lançamento de gênios jogadores da bola e claro, o sucesso de público e renda em nossos estádios. Felizmente, mesmo de forma ainda um tanto que lento está sim havendo uma disposição de determinados profissionais da bola que acreditam que é preciso mudar o conceito do nosso desporto, no que refere ao melhor investimento na base dos clubes, na capacitação e qualificação dos profissionais gestores e da técnica, novas federações e sindicatos com nova mentalidade e ideologias, melhor estruturação dos nossos palcos enfim! Mas ninguém ainda parou para rever este conceito calendário. Questão essa que cabe aos comandantes da CBF a tomarem iniciativa para mudar e melhorar nosso calendário. É isso. - Professor Janio Bernardino da Silva.



  • BLOG DO PROFESSOR JÂNIO - http://blogdoprofessorjanio.blogspot.com/
  • Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva - Educador físico e treinador de futebol - CREF 4: 098729-G/SP.
  • E-mail: janiobsilva@gmail.com - Facebook: https://www.facebook.com/ProfessorJanio
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário