terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ESQUEMAS TÁTICOS IDEAIS AO FUTEBOL DE BASE DO PAÍS DO FUTEBOL


O técnico Mano Menezes da seleção do Brasil, passando instruções táticas aos seus jogadores.


"1-4-3-3 & 1-4-4-2!..."

Caros colegas profissionais da bola!...O "futebol brasileiro nosso de cada dia", como todos nós sabemos e isso é fato, atualmente encontra se num estagio decrescente em seu rendimento, performance e de qualidade técnica, coletiva e individual, como aponta e num exemplo, a nossa colocação no ranking da FIFA de seleções e também de clubes, como o Santos F.C., encabeçando a lista. Uma ilustre 6ª colocação entre os maiores países e clubes bons de bola. Isso não é bacana para nós do "país do futebol!"...(risos). 
Através deste exemplo, chego a seguinte conclusão de determinado detalhe, que possa servir não somente para treinadores de futebol profissional, mas especialmente para nós treinadores da base, em especial. Também o alerta vai para os nossos dirigentes que gerem o clube, para entenderem mais o trabalho do "treinador de futebol" e demais profissionais de comissão técnica e que procurem gerir com mais competência, cobrando com mais coerência e não cobrar somente através de resultados de jogos, tanto colocando a prêmio a cabeça do treinador, muito menos cobrando precocemente o "garoto atleta."
Bem meus caros, através de tal argumento que lhes relato, acredito não só numa melhor atenção ao futebol de base, por parte de nossos dirigentes e ao "staff de cima", mas também um melhor trabalho de nós treinadores da base no que refere aos sistemas táticos que são empregados, implantados e apresentados de forma errônea para o entendimento e assimilação necessária dos nossos garotos atletas e também para facilitar a vida de uma melhor observação do treinador da base de cima, ou especificamente o técnico da base profissional.
Em minha vida dentro do futebol de base e montagem de elencos para a base, entendo que antes de mais nada, para que um trabalho coerente e eficaz na base, o clube tenha e apresente uma cultura tática definida em pról de facilitar os objetivos táticos do profissional junto a base.
Nessa minha vivência e experiência com base, tanto prática quanto teórica, creio que exista dois sistemas táticos que o nosso futebol de base tem que continuar sendo trabalhado e apresentado nos jogos deste, para uma melhor observação dos nossos treinadores do elenco de cima. São eles: Os esquemas 1-4-3-3 e o 1-4-4-2. Obviamente e não se esquecendo, que para uma montagem de sucesso, é preciso termos material humano de qualidade.
Na minha visão e opinião são dois excelentes sistemas para o processo de montagem de elencos e para livre rendimento técnico e tático do nosso garoto atleta, contribuindo assim com um lançamento positivo de novos valores ao futebol profissional...É isso!


JANIO COACH - http://janiocoach.blogspot.com/
Por Jânio Bernardino da Silva (treinador de futebol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário