Em foto: a esquerda, o treinador português José Mourinho (atualmente dirige o Manchester United ING) e a direita, o treinador brasileiro Leonardo, que hoje é diretor de futebol do Paris Saint Germain FRA).
Quem teria vida longa em países diferentes?!...
Na minha opinião o treinador brasileiro, teria mais chance de sucesso fora do nosso país, ao contrário do treinador estrangeiro aqui em nosso Brasil.
Creio que, se houver mais oportunidades e tempo para o treinador brasileiro mostrar sua competência em terras estrangeiras e, claro, o profissional brasileiro com o domínio de um idioma universal, tenho a absoluta certeza que teremos maior sucesso em dirigir um time ou seleção de lá, até mais que os próprios da terra. Mesmo porque, somos craques em adaptação em outros países e doa a quem doer, também craques no entrosamento rápido com culturas distintas de outras partes mundo à fora e principalmente como lidar com atletas, seja eles: folgados, profissionais focados, inteligentes, traíras, parceiros, os derruba técnico, maçãs podres, aos líderes politizados, dirigentes legais outros na maioria sacanas, enfim, somos gestores natos na arte de comandar elencos de atletas e pessoas.
Quanto ao treinador estrangeiro em dirigir um clube brasileiro ou a nossa seleção se caso precisar de um gringo comandar nossa seleção canarinho, mesmo tendo um tempo de trabalho ideal para este profissional de fora, creio que não teria maior sucesso que nós daqui.
Para este estrangeiro ser diferente aqui, teria que lutar para entender nossa cultura geral, tanto dentro como fora de campo, teria que dominar bem nossa língua aqui e para mim treinador estrangeiro também tem que vir aqui e obrigatoriamente falar nossa língua para nós!... Agora é só nós brasileiros que temos que ajoelhar, rezar e bater palmas pra eles?!... Não não! Para mim direitos iguais para todos, mesmo porque somos obrigados a falar a língua deles lá.
O treinador estrangeiro precisa entender que é preciso saber lidar rapidamente com os nossos atletas, que não é nada fácil, seja fora de campo em seu comportamento ou dentro de campo, especialmente taticamente falando e ter inteligência e paciência de lidar e se relacionar com os senhores dirigentes fanáticos que administram os nossos clubes. E tem mais!...Terão que saber lidar com os nossos queridíssimos agentes de atletas que acham que sabem alguma coisa de bola e só pensam em levar vantagem aqui, tá certo?...
Bem, creio que treinador brasileiro teria mais sucesso de maneira geral dentro e fora do país do que o treinador estrangeiro que me desculpem, só tem sucesso muitas vezes dentro de seu país. Essa minha opinião!
Caros leitores e treinadores do nosso futebol!... Leiam com atenção este artigo e opinem. A opinião de todos serão sempre bem vinda.
Valeu amigos e até o próximo artigo. Uma ótima leitura a todos.
Coluna escrita por: Jânio Bernardino.
Treinador/técnico de futebol e educador físico - CREF4: 098729-G/SP