segunda-feira, 30 de julho de 2012

FUTEBOL COMO INSTITUIÇÃO ACADÊMICA A NÍVEL SUPERIOR!...CHEGOU A HORA DE VIRAR CURSO EM SALA DE AULA



Olá amigos desportistas de plantão e em especial aos amantes e profissionais do futebol!
Hoje quero tratar com vocês sobre um tema que lhes trarei aqui e que para mim deve ser debatido e posto em prática o mais rápido possível, no sentido de profissionalização, capacitação em excelência e educação de curso à modalidade futebol, na tentativa de criar projetos a nível de instituição que não temos ainda com maior especialidade em nosso país e, assim, que sirva de exemplo também para as outras modalidades do esporte em geral.
Bem, vamos lá!...Sabemos que o futebol é um desporto extremamente popular em nosso planeta, um fenômeno, diríamos assim, um agente transformador em nossa sociedade, como em diversos aspectos, seja eles, sociais, políticos, cultural, econômico e com certeza uma influência ativa em nossa educação, seja ela positiva ou negativa, isso por ser este agente de causa. Portanto, o que quero discutir aqui com vocês, servirá acima de tudo para os profissionais do futebol em exercício e na ativa, para aqueles experientes que estão fora do meio e também para aqueles adeptos que não vivem ou ainda não conhecem o dia dia da bola, mas que desejam estar no meio como profissionais de campo ou até mesmo críticos com uma melhor capacitação em opinar e trabalhar com e no futebol.
O futebol não é acima de tudo uma ciência exata, como também sabemos, mas sim, um fenômeno extremamente complexo em todos os sentidos, por isso que é apaixonante. Não é simplesmente saber jogar futebol, comandar grupos e elencos, saber gerir com maestria, formar ou saber apitar uma partida, para mim o futebol vai além disso, é preciso que entendamos o desporto com mais atenção e visão profissional e agreguemos a este esporte, o futebol como ciência e educação para formar profissionais com capacitação nas diversas áreas que já existem em seu organograma e inserir uma programação diária para uma certificação real para os interessados a esta ideia.
Como já é realizado na prática em diversos países à fora, principalmente o que acontece com os grandes países europeus, no caso da Itália, Portugal, Suíça, etc., é trabalhado a formação e a capacitação ativa de profissionais em grandes instituições especializadas no assunto futebol como um curso normal a qualquer outro de qualquer instituição acadêmica de nível superior. Aí, Eu, com minha modesta experiência no futebol, gostaria de entender, perguntar e em cima disso reivindicar essa ideia de criação de instituições acadêmicas exclusivas para futebol, "senhores poderosos que comandam o futebol no Brasil e senhores que comandam a educação brasileira!" Porque não criarmos definitivamente, instituições acadêmicas com exclusiva especialidade de futebol, para que possamos formar e capacitar profissionais credenciados e com bagagem mais sólida a este esporte? Porque não? Seria uma loucura? Uma ideia idiota de minha parte?
Um dia desses estive batendo um papo via twitter sobre este assunto, com o professor Fabio Cunha, uma grande autoridade na formação e capacitação de profissionais do esporte e com especialização em futebol. Ao questionar ele se existe instituições acadêmicas exclusivas de futebol, para formação e capacitação de profissionais, ele me respondeu no mesmo momento o seguinte?!..."Infelizmente não tem. Falta um interesse e iniciativa dos órgãos públicos e faculdades para criação desses cursos." - Prof. Ms. Téc. Fabio Cunha.
Para fechar essa minha pauta, "senhores que comandam a bola" neste momento, CBF, federações estaduais, ligas, sindicatos dos treinadores e jogadores e mídia de imprensa! Chega de futebol pobre e mal educado, vamos criar ideias inovadoras ao nosso esporte bretão e formar com qualidade e capacitar com perfeição nossos futuros profissionais da bola. Só assim, acredito que seremos os melhores em todos os sentidos do esporte. É isso aí.

  • Blog JANIO COACH - http://janiocoach.blogspot.com/
  • Coluna escrita por Jânio Bernardino da Silva.

Um comentário:

  1. Olá Jânio, como você vai? eu sou Jose Rogério estou procurando meu espaço no futebol e gostaria de ajuda pois estou começando e voce já tem uma vivencia no futebol. me envia material para estudo pois se eu conseguir novidade te envio me manda tem email.
    OK? email: rogerio.veloso@hotmail.com
    site: treinadorrogerioveloso.webnode.com

    ResponderExcluir